sábado, 28 de janeiro de 2017

SHEIKS EM ALJUSTREL


Os Sheiks reuniram-se pela primeira vez em 10 anos este fim de semana em Aljustrel para homenagear Edmundo Silva, baixista do conjunto e filho da terra.

Apresentados por Cândido Mota ("Em Órbita"), os Sheiks deram "show de bola": em apenas 25 minutos (parecia os primeiros concertos dos Beatles) desfilaram para gáudio geral do esgotado Cine Oriental relíquias do pop/rock português como "Missing You", "Tell Me Bird", "Geração" ou "Rockinho Mandado".

No palco, Carlos Mendes (teclas), Paulo de Carvalho (bateria), Fernando Chaby (endiabrado na guitarra, desafinada) e Edmundo Silva (fleumático no baixo) pareciam "putos" em dia de estreia, chegando a pedir "moedinhas" à assistência.

Houve quem atirasse uma moeda de um euro ("guess who"?)

Divertiram-se que nem garotos, tal como o público (só vi uma pessoa de canadianas e outra de cadeira de rodas), entusiasmado com a surpresa!

Edmundo Silva estava visivelmente emocionado, claro, sobretudo quando anunciou a morte de uma prima, Olívia, naquele mesmo dia, naquela mesma terra alentejana. Não aguentou as lágrimas.

Mas toda a homenagem, uma iniciativa da Câmara local, foi um mar de emoções, com destaque deslumbrante do Grupo Coral do Sindicato dos Mineiros de Aljustrel, sobretudo quando, de capacete na mão, e no tradicional balanço do cante, cantaram o Hino dos Mineiros dedicado à família Silva.

Que arrepio!

A ideia da homenagem surgiu há uns meses em Toronto, Canadá, numa conversa entre Paulo de Carvalho e o presidente do Município de Aljustrel, Nelson Brito.

Depois, depois foi deitar fogo à peça.

Os Sheiks reuniram-se pela primeira vez em 10 anos, Edmundo Silva, o "alentejão", como lhe chamou Cândido Mota, comoveu-se e os amigos apareceram.

Entre eles, Eduardo Nascimento, dos Rock's, João Charana, dos Guitarras de Fogo, Nuno Gomes dos Santos, Nuno Nazareth Fernandes, os Charruas e até Alberto Bemfeita, autor das primeiras capas dos EPs portugueses dos Beatles.

Os Charruas cantaram Bee Gees (ironicamente tocaram "New York Mining Disaster 1941", com o Grupo Coral do Sindicato dos Mineiros de Aljustrel na assistência) e encantaram com uma inédita e emocionante versão de "Yesterday", dos Beatles, onde se destacou um vibrante solo de harmónica pelo médico veterinário João Baptista, que foi aconselhado a gravar em MP3.

Dono de um extraordinário vozeirão e com uma caixa de ar "do caraças", João Charana, acompanhado pelos Charruas, brindou a assistência com uma empolgante "Aline", de Christophe.

LPA

Sem comentários: