domingo, 13 de março de 2016

MUNDO CÃO


"Mundo Cão" (Mondo Cane), de Gualtiero Jacopetti, Paolo Cavara e Franco Posperi, cinema Império (Lisboa), 13 de Março de 1963.

5 comentários:

Anónimo disse...

"A lei interveio para aumentar a falta, mas, onde aumentou o pecado, superabundou a graça”
Romanos 5.20

Parecendo fazer jus a esta citação bíblica, eis que, neste documentário italiano que tem por objecto fenómenos bizarros em todo o planeta, o mais improvável aconteceu. Durante o filme, caindo do céu como um fulgurante diamante pleno de graça, o tema musical que é conhecido pelo mesmo nome do filme e, mesmo tratando-se de uma produção e realização estrangeira, não passou despercebido, nomeado que foi para a atribuição do Oscar da melhor canção original na 36ª cerimónia da Academia, em 1963.

É seguramente um dos melhores temas musicais de todos os tempos e tem lugar cativo no meu Top 10.

Só um génio podia criar algo como isto. Frank Sinatra viria a adaptar o tema ao seu típico swing porém, em vez de melhorar, só o estragou.

Vale a pena ouvir em todo o seu esplendor em:

https://www.youtube.com/watch?v=doE_lNRyMlA

JR

Rato disse...

Um tema belissimo que um filme medíocre como este não merecia

Anónimo disse...

E por falar em cinema, não deixo comentar o seguinte ( com as devidas desculpas a Mr. IÉ-IÈ por aqui citar a “concorrência”) :

Há quem comente cinema por profissão, há quem o faça por um exercício literário de estilo e com manifesto enfado lá deixe soltar umas parcas estrelas e há também quem o faça por ter a etiqueta “His Master Voice”.

Felizmente, há também quem viva e comente o cinema com paixão, conhecimento, verdade e bom gosto partilhando connosco os filmes da sua vida com a sua bem documentada apreciação. E, estando estas qualidades aliadas a um profundo conhecimento técnico da elaboração de um Blog, o que é raro, transformando-o numa autêntica aguarela pictórica vestindo assim a pele de um realizador de cinema, o qual, se houvesse Oscar da Academia para o melhor realização e fotografia em Blog de cinema, certamente que levaria duas estatuetas para casa.

Refiro-me a,

http://ratocine.blogspot.pt/

uma raridade preciosa, onde, também a coberto da citação bíblica, superabunda a graça!

JR

ié-ié disse...

Quem me dera a mim fazer concorrência ao meu amigo Rato! Ele é Rei e Senhor e ninguém lhe faz sombra!

LT

Anónimo disse...

Ainda bem. Sinto-me desculpado.

Mas, permita-me também repetir que este Blog em matéria de memorablia dos Beatles deixa as faces dos autores de Blogs similares de Liverpool, Londres e Hamburgo com as cores do FC Liverpool, Arsenal e Bayern de Munique, respectivamente.

Em matéria de toponímia e gastronomia olisiponense e não só, que se saiba, ninguém se lhe pode assemelhar. Os responsáveis da cidade de Lisboa não podem deixar de um dia ( oxalá muito ….muito ….distante como na Guerra das Estrelas ) homenagear quem lhe dedicou a arte fotográfica, (tanto, que houve até um scanner que já lavrava o seu protesto ao sabotar o trabalho com umas riscas verticais ) homenagem essa semelhante à que já fizeram a um seu familiar em Lafões. Está nos genes.

Sim, porque este património não se encontra nas bibliotecas ou hemerotecas. Temo apenas que, desatentos, lhe venham a escolher uma ruela da Mouraria ou Bairro Alto ao pé de uma casa de Fado.

E, com Lafões ou Coca Cola, lhe endereço os melhores cumprimentos, brindando também para que nunca falte toponímia ou gastronomia e continua também por aqui a superabundar a graça, em dose dupla, porque a Graça também faz parte da toponímia olisiponense.

JR