quinta-feira, 22 de outubro de 2015

ROLLS ROCK


DA NOVA - 10.019 - edição portuguesa (1980)

FACE A

The Great Curve (Talking Heads) - China's Eternal (Tights) - The Boy With Perpetual Nervousness (Feelies) - Bombista (Corpo Diplomático) - 12 O'Clock High (Dirty Looks)

FACE B

Lovers Of Today (Pretenders) - Sometimes I (Plasmatics) - Hard Luck (Undertones) - (She's A) Runaround (Undertones) - Hey Little Child (Alex Chilton) - Drugs (Talking Heads)

Como é imediato para todos, este LP da NOVA/Rádio Comercial destina-se a marcar o ano de actividade radiofónica que a emissão do "Rolls Rock" manteve no FM estéreo da estação emissora mais ouvida no país.
O DUPLO R surgiu na sequência dum empenhamento do Director de Programas da RC - João David Nunes - em dar certos espaços do FM à espantosa explosão do rock criativo por todo o mundo e à crescente massa de auditores que este conseguia motivar.

O nome, que viria a proporcionar trocadilhos e brincadeiras como "Duplo R" e "...motor ao rubro" saiu do gabinete do próprio João David Nunes e ganhou o OK de todos os que se veriam envolvidos na sua difusão.


Para o abaixo-assinado era uma nova experiência de rock e auditório.


A "Rotação" ia a enterrar e uma outra hora de música dinâmica surgia numa emissora onde o dinamismo era celebrado e apoiado verdadeiramente.


Com uma opção firme pela qualidade da música a transmitir e uma escolha teimosa, para que a qualidade não se tornasse uma chatice, o Rolls Rock conseguiu, a uma hora tardia, segurar um auditório interessado e crítico, que nunca deixou de ter "palavra" no produto final que lhe chegava.


Afinal, nada mais do que formar divertindo, conclusão lógica do pensamento de Jorge Gil ("Em Órbia") que sempre acreditou e teimou na função especificamente pedagógica da passagem de música, desde que sujeita a critérios de qualidade.


Um ano de Rolls Rock foi para além duma vitória de equipa, a vitória da Rádio Rock em Portugal, um prolongamento activo e "pacificador" do que foi o efeito devastante da "velha" Rotação, Rock em Stock e do "Dois Pontos".


Os grupos que se integram neste LP, e que escolhemos como se duma emissão nossa se tratasse, são lapsos dum ano de som nocturno, onde até a esperança de crescimento do "rock português" se inclui.


Todos os que formaram o gigantesco "corpo activo" do Rolls Rock vão gostar.


Espero que todos mantenham o mesmo espírito crítico e a mesma vontade de intervenção.


António Sérgio

Sem comentários: