segunda-feira, 27 de julho de 2015

McCARTNEY EM ESTOCOLMO


Há cerca de dois anos, a minha filha mais velha (Laura), então com 14 anos, veio ter comigo dizendo que descobriu os Beatles e que queria mais do que as colectâneas que eu, há anos, tinha colocado no seu leitor de MP3 .

Fui-lhe passando então tudo o que tinha (ou seja, tudo o que alguma vez foi editado, e não só) e ela foi ainda procurando mais informação na internet.

De repente, tinha outra fã em casa, interessada nos assuntos Beatles e mesmo mais avançada do que eu. Já era ela que me alertava para as notícias e novidades Beatles (e especialmente do Macca).

Há uns meses deu-me a notícia dos locais e datas dos concertos europeus da digressão "Out There" e o concerto de Estocolmo calhava no dia do seu 16ª aniversário. Decidi então oferecer-lhe  como presente de aniversário, o bilhete para o concerto.

Foi então que no dia 9 de Julho estávamos os dois no Tele 2 Arena, em Estocolmo.

Para ela era o primeiro contacto com o mito. Para mim era o reforço do laço, de algo que tenho a certeza que ela vai recordar para o resto da vida e que partilhamos juntos.

Não quis saber o alinhamento do concerto propositadamente, embora soubesse que o núcleo duro do concerto seria similar a outros que já tinha assistido, juntamente com algumas incursões ao álbum "New".

Achei que o homem está com boa voz e uma boa dinâmica em palco. Os anos vão passando (e isso nota-se), mas, apesar disso, ele tem sabido defender-se.

Gostei especialmente do "One After 909", do "Nineteen Hundred And Eighty-Five" e do "Helter Skelter". Por um lado, nunca as tinha ouvido ao ouvido, mas, por outro, foram exibições portentosas de quem sabe o que faz. Sempre apreciei o "1985", principalmente a parte final instrumental.

Quanto ao impacto visual, por muitas vezes que veja o "Live And Let Die" (e já foram algumas), fico sempre siderado com o espectáculo de luz, laser, fogo, explosões, fogo de artifício, que cercam o Macca em palco, numa coreografia perfeita. Duvido que haja, em qualquer outro palco, com outro artista, mesmo noutro planeta, um número musical tão impressionante como este.

Estando a Laura comigo, apreciei de forma especial o "Birthday" por ter sido dedicado a quem fazia anos nesse dia. Como lhe disse no final, ninguém lhe pode tirar o facto de o Macca ter tocado o "Birthday", perante ela, no dia do seu aniversário.

Confesso que não gostei muito do "Temporary Secretary". E eu até gosto de lados B, de faixas escondidas, de descobrir o encanto de uma música perfeita que só não teve o destaque que merecia, porque ficou ofuscada por outra (mais comercial). Mas não é, de todo, o caso desta música. Mas pelo menos, esta versão foi melhor do que a original, que, confesso, acho algo irritante...

Enfim... A vida por vezes dá-nos momentos de ouro para serem bem degustados e relembrados.

E alguns destes momentos têm a forma de notas musicais, em palco, levadas a cabo por um artista muito especial.

Texto de Pedro Guimarães, em Estocolmo

Sem comentários: