domingo, 12 de julho de 2015

LEROY MERLIN


Leroy Merlin - de difícil pronúncia - é uma cadeia que vende produtos de construção e jardinagem, bricolagem e decoração seguindo o moderno conceito de DIY (do it yourself).

A história de Leroy Merlin nasce na década de 1890 quando a mãe de Adolphe Leroy vendia comida e mercearia porta-a-porta na pequena povoação de Billy-Berclau, no Norte-Passo de Calais, uma região que ficou nas mãos dos franceses em 1713, depois de ter sido dos Países Baixos.

Mãe e filho desenvolveram uma loja de considerável êxito, mas a I Grande Guerra deu cabo do negócio.

Em 1921, a família abriu nova loja em Noeux-les-Mines, na mesma região, que vendia excedentes do exército norte-americano, dando-lhe o nome de Au Stock Americain.

O serviço de entrega era gratuito, uma autêntica inovação na época.

Em 1922, Adolphe Leroy casou-se com Rose Merlin, filha de uma família experiente no negócio do retail.

Sócios na vida e nos negócios, Adolphe Leroy e Rose Merlin continuaram a vender excedentes de construção e materiais pré-fabricados a preços acessíveis. e na década de 1930 começaram a vender produtos novos de diferentes fabricantes.

Em 1945, a seguir à II Grande Guerra, o casal reconstruíu o negócio e com a ajuda dos filhos ofereceu novos serviços de carpintaria e artesanato, assim como de construção de casas inteiras.

Em 1960, transformaram a Au Stock Americain em Leroy Merlin.

A Associação Familiar Mulliez comprou a Leroy Merlin em 1979, promovendo a marca como líder no seu sector.

Na actualidade, a Leroy Merlin dispõe de 44.419  empregados e 236 lojas em 12 países.

Desde 2007, a Leroy Merlin pertence ao grupo Adeo, um conglomerado especialista em bricolagem e arrumação do lar: grandes superfícies (Leroy Merlin), pequenas e médias superfícies (Aki), lojas-armazéns (Bricoman, BRicomart).

O grupo Adeo compreende outras marcas como Alcampo, Decathlon, Norauto, Cofidis...

Fonte: "Pessoas e Marcas na História do Mundo", Fernando G. Blázquez, Livros D'Hoje, 2014

Sem comentários: