terça-feira, 28 de outubro de 2014

RESTAURANTE ANGELUS


Praça Duques de Palmela, 11, Santana, Sesimbra - 212 681 340

Provavelmente o melhor fondue de carne do País, provavelmente também o primeiro do País.

O Angelus foi inaugurado em 1967 e deve o seu nome ao seu fundador, um cozinheiro galego chamado Ângelo, mas antes, em 1957, era um café aberto por Teodoro Gomes Alho, dono e construtor do prédio, empresário da construção civil.

O restaurante teve uma segunda inauguração no Domingo de Páscoa de 1973 (22 de Abril), após a renovação do espaço com tectos em madeira, paredes salpicadas e toalhas amarelas (como se vê na imagem), segundo referiu a este blogue o seu actual proprietário Pedro Chagas.

Penso que foi um dos primeiros fondues em Portugal. O Ângelo trabalhou na Suiça onde viu vários fondues e resolveu introduzi-los no seu restaurante, acrescentou.

Ainda hoje é o prato estrela do restaurante,  precedido de duas entradas: gambas ao alhinho e/ou ameijoas na cataplana.

Pedro Santana Lopes, António Vitorino (políticos), Helena Laureano, Paulo Rocha, Fernando Mendes (actores), Octávio Ribeiro, Carla Trafaria, João Tomé (jornalistas), Costinha (treinador), Manuel Vilarinho (antigo presidente do Benfica) são algumas das personalidades que já frequentaram o restaurante.

Nos primeiros 4/5 anos, o restaurante era um misto de café, restaurante e pastelaria. Servia muito poucas refeições a caixeiros-viajantes que paravam para almoçar. Os jantares eram sempre a zero. 

O Ângelo, através de um amigo, Rafael Monteiro, intelectual sesimbrense, convidou Vera Lagoa para uma refeição, servindo-lhe gambas ao alho e fondue.


Vera Lagoa adorou a refeição e escreveu uma crónica no "Diário Popular". No dia em que o artigo saiu, o Angelus deu 20 jantares, quando antes não dava um único.


Além do Angelus, a família Chagas, proprietária do restaurante de Santana desde 1990, tem ainda o Ribamar, Pedra Alta e Ribas Sushi Bar, em Sesimbra, e o Ribamar Tróia, na marina de Tróia.

Sem comentários: