terça-feira, 28 de outubro de 2014

REGRESSO AO LOCAL DO CRIME 14


O Conselho Nacional para a Prevenção do Tabagismo, que estabeleceu uma relação entre o tabagismo e a produtividade profissional, indica que um fumador faz, em média, 80 minutos de pausas diárias para fumar num dia de trabalho.

Uma pessoa que fume um maço de tabaco por dia faz, em média, cerca de oito pausas de 10 minutos durante uma jornada diária de trabalho de oito horas, despendendo 80 minutos, o equivalente a mais de 10% das horas de trabalho.

Um em cada quatro portugueses é fumador (2,5 milhões), que, em média, fumam 14 cigarros por dia.

Em Espanha 1/3 dos trabalhadores fumam.

António Meténdez, médico espanhol, fez contas e concluiu que um trabalhador sai mais caro à empresa desde a aprovação da Lei Antitabaco de 2006:

- Como antes não saíam do seu posto de trabalho para fumar, não havia perda de produtividade.

- Um fumador custa à sua empresa 2078 euros por ano.

- 73% deste custo (cerca de 1500 euros) corresponde à perda de produtividade do tempo perdido  a fumar. O restante, 500 euros) é o valor dos quatro dias a mais que, em média, os fumadores faltam ao tbalho em relação soa seus colegas não fumadores. Estimando que os trabalhadores fumam, em média, 2 a 4 cigarros durante o dia de trabalho, perdendo entre 6 e 12 minutos com cada cigarro, conclui que cada trabalhador passa 30 minutos diários do seu horário de trabalho a fumar.

O estudo «Opinião da População Portuguesa sobre o Tabaco e o Cancro do Pulmão (Novembro de 2011) revelava que problemas no trabalho e na família, eram dois motivos para que ex-fumadores retomassem o hábito.

Colaboração de Gin-Tonic

Sem comentários: