domingo, 2 de fevereiro de 2014

APOCALIPSIS


ACCiÓN  - AC – 4LP (edição espanhola)

Lado A

Y Nace El Sol – Los Jinetes – El Hambre – La Ciudadede Goma – El Niño Muerto – La Guerra – La Guerra Que Vendra – Quando Mi Hijo Nacio

Lado B

La Muerte – Me Queda La Palabra – No Nos Dejan Cantar – La Peste – La Niña de Hirosima – Masa – Himno

- São muitos anos?
- São mais de quarenta!
- Parece que foi ontem.

Por meros acidentes de percurso esbarra com discos, também livros, que lhe preencheram os dias, as noites.

Discos ouvidos religiosamente entre tinto de pipa, azeitonas, uns enchidos, uns queijinhos, pão alentejano, desencantado num tasco da rua onde morava, recebido não diariamente, mas à semana e que quantos mais dias tinha, mais saboroso ficava, todo um núcleo duro de cinco ou seis, que depois de Abril foi cada um para seu lado, dando caminho à historieta que diz que fomos felizes no fascismo,  porra!, de modo algum, a resposta é não, com um acrescento fomos felizes contra o fascismo, assim mesmo, nem mais

Tal como o Mário Henrique Leiria, no Expresso Bar, entre dois, quatro gins, explicava a quem o queria ouvir eh pá!, nós antes tínhamos um inimigo pela frente. E sabíamos e estávamos todos realmente unidos, eu queria lá saber que cor de camisa é que tu vestias, ou que cor de cuecas é que aquele usava, éramos todos antifascistas, e pumba. Agora pá, o Álvaro Guerra deixou de me falar, porque eu não pertenço ao clube dele…

 Este Apocalypsis dos Agua Viva é um belo disco, tremebundo disco, de arrepiar, lágrima ao canto do olho – why not?

Apocalipsis é uma ideia de Jose Antonio Muños, com os diversos capítulos pontuados  com poemas de Alfredo Mañas, Gabriel Celaya, um africano anónimo, Bertold Brecht, Nazim Hikmet, Blas de Otero, Cesar Vallego,  para músicas de Manolo Diaz e interpretação dos Agua Viva.

Sabe que é um chato, mas não resiste a deixar por aqui um dos poemas, que faz parte do disco,  um poema da autoria de Nazim Hikmet, e deixa-o como  um simples e breve memoriar por   todos aqueles que, nas mais distintas partes do mundo, lutam contra os déspotas que não os deixam cantar, mas eles continuam a cantar porque sabem, é dos livros, que apesar de todas as proibições, todas perseguições, há-de aparecer o rosto imaculado da Esperança, do Futuro, uma qualquer  madrugada, o dia inicial e limpo.

Tal como em , Ouvindo Beethoven, claramente, narrou José Saramago:

Mas quando nos julgarem bem seguros
Cercados de bastões e fortalezas
Hão-de ruir em estrondo os altos muros
E chegará o dia das surpresas

ELES NÃO NOS DEIXAM CANTAR ROBESON

Eles não nos deixam cantar, Robeson,
Meu canário de asas de águia,
Meu irmão negro de dentes de pérola.
Não nos deixam gritar as nossas canções.
Eles têm medo, Robeson,
Medo da aurora, medo de ver,
Medo de ouvir, medo de tocar.
Eles têm medo de amar,
Medo de amar como Ferhat amou, apaixonadamente.
(Decerto também vocês, irmãos negros,
têm um Ferhat, como lhe chamas, Robeson?)
Eles têm medo da semente e da terra,
Medo da água que corre,
Medo de se lembrarem.
A mão de um amigo
Que não queira desconto, nem comissão, nem moratória,
Nunca virá apertar-lhes a mão
Como um pássaro quente.
Eles têm medo da esperança, Robeson, medo da esperança!
Eles têm medo, meu canário de asas de águia,
Têm medo das nossas canções, Robeson...

(tradução encontrada no Avante de 24 de Janeiro de 2002)

Colaboração de Gin Tonic

6 comentários:

Anónimo disse...

Bonito e interessante disco que comprei no outro dia no Coisas (andam por lá umas coisas porreiras) e que me valeu um feedback negativo (veja-se bem, como comprador!), já que deixei um feddback neutro ao vendedor que referia o estado do disco como "tem riscos superficiais, quando na realidade, mal pouso a agulha no vinil, era com cada estalo que os meus ouvidos ficaram atrofiados ... para a próxima, deixo de ser simpático e atribuo mas é uma bem negativo, enfim!

Na realidade, é um disco bastante interessante, como quase tudo dos Aguaviva, e essa capa, é um espectáculo, tanto mais sendo gatefold.
Entretanto, já consegui comprar o raro "Cosmonauta", e outro que penso ser ainda mais raro, o ultimo deles (de 1979), "La Invasión De Los Bárbaros", também muito interessante.

Um grupo a descobrir, género folk espanhol e de "canción de protesta" como dizem os nossos vizinhos.

Thanks!

Anónimo disse...

Errata :

" ... já que deixei um feddback ... "

feedback

" ... o estado do disco como "tem riscos superficiais, quando na ... "

"tem riscos superficiais"


" ... e atribuo mas é uma bem negativo, enfim! ... "

mas é um bem negativo

ié-ié disse...

Essa é uma luta que eu travo desde os tempos do Miau.

Porque carga de água "deve" o comprador dar o "feedback" antes do vendedor?

Nunca jamais em tempo algum!

O vendedor retalia sempre, sem sem razão!

Foi por isso que deixei de dar "feedbacks" e só dó depois do vendedor.

O sistema do Miau e do Coisas está construído com base na defesa do vendedor.

No eBay, por exemplo, as coisas são mais sérias, mais honestas, mais profissionais.

Tenho feito várias queixas, sempre sem resultado, ou melhor, fiz tanta queixa de um "vigarista" que ele me bloqueou, sem que o sistema me tivesse dado ouvidos.

Enfim, estamos em Portugal!

LT

ié-ié disse...

"só dou..."

LT

Anónimo disse...

Ora nem mais, essa é que é essa!
Eu também já referi no Coisas (por email), que a defesa existe, mas é só para o vendedor, contrariamente ao eBay (e outros "fora de portas"), em que o comprador, é quem está em primeiro lugar, e assim é que deve ser, pois paga, sem ter o objecto na mão!

Esqueci-me de referir que além do feedback negativo, o filho da mãe, bloqueou-me logo após me dar esse feedback ... fiquei mesmo frustrado, pois não percebi a razão (já não chegava ter-me dado feedback negativo, teve ainda de me bloquear). Escrevi ao Coisas, a dar conta do sucedido, bastante revoltado, mas responderam-me que era assim mesmo, que os bloqueios, eram permitidos ao vendedor.
Ainda insisti, evocando o modo de funcionamento do eBay, mas não valeu de nada, pois davam-me sempre aquelas respostas tipificadas, sem senso nenhum (tipo resposta pré-definida, dada por uma máquina, ou coisa que o valha).

Enfim, é o País que temos, como bem refere LT.

Cumprimentos desde os Açores!

PS : a frustração ainda é maior, porque o gajo tem discos que eu realmente queria, e agora, com este bloqueio, fiquei agarrado ao "totta"

ié-ié disse...

Exactamente o que me aconteceu.

Não há nada a fazer.

É por isso que deixei de dar "feedback"...

LT