quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

CML SUSPENDE OBRAS DE LONDRES


O antigo cinema Londres, na avenida de Roma, em Lisboa, está a ser desmantelado. Anunciou-se que ia dar lugar brevemente a uma loja de chineses.

As obras de adaptação para a eventual loja já tinham começado, mas a CML já as mandou suspender..

O cinema tinha encerrado no dia 21 de Fevereiro de 2013 na sequência da falência da Socorama, então o 2º maior exibidor cinematográfico em Portugal.

O Londres, com 460 lugares, tinha sido inaugurado no dia 30 de Janeiro de 1972 com o filme "Morrer de Amar". de André Cayatte, vencedor do Grande Prémio do Cinema Francês.

Era um conceito novo, integrando cinema, snack-bar e pub, "The Flag". Era então a melhor sala-estúdio do País, conforme classificava o "Diário de Lisboa".

Para maior conforto, as cadeiras iam abaixo quando o cinéfilo se sentava, o que ocasionava correrias ao cinema e algumas brincadeiras.

O snack-bar era decorado com a cor laranja, porque, dizia-se, era a cor que abria o apetite.

O projecto foi do arquitecto Eduardo Goulart de Medeiros, que já colaborara com Pardal Monteiro no Hotel Ritz, em 1959, e com Jorge Ferreira Chaves no projecto da pastelaria Mexicana, em 1962.

Foi na boîte Tropical, que também antecedeu o cinema, que os Sheiks, na sua formação clássica, deram o seu último espectáculo no dia 28 de Outubro de 1967.

O Londres foi ainda "Bólide", estabelecimento que acumulava as funções de cervejaria, snack-bar, restaurante e pista de bowling.

A Câmara Municipal de Lisboa mandou suspender as obras em 28 de Janeiro de 2014 até se esclarecer o fim a que se destinam. Se fôr de cariz diferente do de cinema, carece de autorização governamental.

3 comentários:

Rato disse...

A notícia do encerramento da sala foi muito triste. Mas esta ainda o consegue ser mais.

JC disse...

Lembro-me do tempo em que era o "Bowling". Ia lá jogar c/ alguma frequência.

filhote disse...

Mais um sinal de crise... era, de facto, uma bela sala de cinema...