terça-feira, 7 de janeiro de 2014

DUARTE COSTA


PARLOPHONE - LMEP 1019

Fantasia Oriental - Marcha Militar - Gaita de Foles - Rapsódia Portuguesa

José Duarte Costa nasceu em Lisboa em 1921, tendo estudado música e, em especial, guitarra espanhola (ou clássica) com o popular Prof. Martinho de Assunção, e, mais tarde, sob a orientação superior do Dr. Mendonça Braga, possuidor de uma vasta cultura daquele instrumento.

Tendo tocado em público, pela primeira vez, em 1946, supreendeu a crítica pela novidade que o instrumento constituía (a guitarra clássica decaíu em Portugal com o aparecimento do piano no séc. XVII).


Em 1958 obteve o 1º prémio num concurso para instrumentistas realizado na Emissora Nacional, tendo dado recitais tanto na Rádio como na Televisão.


Embora consagre a sua actividade sobretudo à divulgação da guitarra clássica do nosso país, onde dirige uma escola da especialidade, Duarte Costa é também conhecido no estrangeiro, através de recitais e de obras de que é autor.


(texto da contracapa do EP)^

Duarte Costa tem uma Escola de Guitarra (gerida pelos herdeiros) em Lisboa, na avenida João XXI, 13.

3 comentários:

Anónimo disse...

Séc. XVOOO???
É um bocadinho mais ao lado, tecla vizinha!

ié-ié disse...

ah! ah! obrigado! é que as minhas teclas quase não têm letras de tão gastas e, às vezes, vai ao lado!

LT

AP disse...

Boa Noite,
Gostaria de lhe comprar este EP do Professor Duarte Costa. Caso não pretenda vender, gostaria de lhe pagar para me gravar o conteúdo. Estou a fazer uma tese de Doutoramento sobre Duarte Costa e gostava muito de o ouvir tocar essas obras.
Atenciosamente,
Aires Pinheiro
962593098
aires_pinheiro@hotmail.com