segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

MADRUGADA


NEIGHBORHOOD  RECORDS - NH 3003 - edição britânica (1974)

Side 1

Love To Lose Again - Lover's Cross (Jim Croce) - Pretty Boy Floyd (Woody Guthrie) - Wild Horses (Jagger/Richards)

Side 2

I Think It's Going To rain Today (Randy Newman) - Will You Love Me Tomorrow (Goffin/King) - Maybe Not For A Lifetime - Holding Out - The Actress - Pine And Feather

Era por causa deste LP que se dizia que Melanie tinha ascendência portuguesa.

After midnight comes a time which belongs to no day. It begins beyond the point of deepest darkness and runs to the edge of dawn. The Portuguese have a special name for this time - Madrugada - escreve-se na contracapa do disco.

Mas a cantora norte-americana, que quer vir cantar a Portugal, já disse a este blogue que não tem ascendência portuguesa e que foi uma avô sua, italiana, que viveu no Brasil, que lhe ensinou o termo.

Denny Seiwell, que foi dos Wings,  e Hugh McCracken, que tocou com Paul McCartney e com John lennon, participam neste LP que eu comprei na discoteca Apolo 70.

LPA

6 comentários:

josé disse...

Ora aí está o jornalismo de investigação e que se opõe àquele que chamo de "para quem é, bacalhau basta".
Escapou-me a referência à comunicação da Melanie sobre a sua putativa ascendência portuguesa.
E assim vai pelo cano um mito com mais de 40 anos, para mim.

O culpado, difusor da ideia mítica? Um jornalista de rádio. Não sei quem terá sido, mas foi um daqueles que nos anos setenta apresentava um programa que não era certamente o Página Um.

Anónimo disse...

Eu também fui contaminado pela rádio e foi no antigo RCP. O locutor(a) devia gostar muito de Tavira - Algarve.

Ainda bem que foi reposta a verdade graças aos bons ofícios jornalísticos.

Esta edição inglesa de "Madrugada" tem a vantagem de integrar esse belíssimo "Will You Love Me Tomorrow" ao invés da sua congénere edição americana.

De referir, que um dos compositores, Jim Croce, que tinha falecido num acidente de aviação antes da produção de "Madrugada", voltou a ser objecto de culto com o mais recente filme de Tarantino "Django Libertado", onde a sua póstuma "opus majus" "I got a Name" brilha como um diamante sonoro ao longo das pradarias onde se desenrola o filme.

De referir ainda que existe uma banda norueguesa Chamada de "Madrugada" com um álbum do mesmo nome. Devem gostar de bacalhau!

JR

Blogger disse...

Obrigado. Ainda não abordámos esse tema no blog "Portugal através do mundo", precisamente porque ainda não havia certeza de ela ter ascendência portuguesa :)

Anónimo disse...

Uma pergunta. Afinal o disco existe em CD ou não? Uma blogueira diz que o tem, mas eu continuo sem o encontrar em lado nenhum.

http://gotaderantanplan.blogspot.pt/2008/06/madrugada-de-melanie-ou-demanda-do.html

Anónimo disse...

mas alguém acredita?

Teresa disse...

Pois acreditem ou não, tanto me faz. Esta "blogueira", como aquele senhor me chama, tem mesmo o disco em CD. Querem fotografias ou basta a minha palavra?
Gentinha mais triste.