segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SER BEATLE...


Os Beatles nunca se interessaram por aí além pelos galardões de vendas dos seus discos. Vendiam e ponto final.

Por isso não tinham galardões, na Grã-Bretanha, que só eram atribuídos a pedido.

Como quer que seja, o sistema da platina, ouro e prata só foi implantado em 1973, já os Beatles tinham acabado há 3 anos.

Agora, as regras mudaram e a atribuição é automática, mas mesmo assim só contam as vendas posteriores a 1994, quase um quarto de século após o fim dos Beatles.

Segundo as contas feitas pelo "Guardian", "Sgt Pepper" tem agora tripla platina, em vez dos 17 discos de platina se se contabilizassem as vendas desde 1967 que o jornal britânico calcula em mais de 5 milhões de cópias.

Todos os álbuns dos Beatles são agora galardoados, claro.

5 comentários:

Eduardo disse...

Caro Ié-Ié, algumas correções. O "Guardian" não tem nada a ver com as vendas de discos no RU. Os prémios de vendas (multi-platina, platina, ouro e prata) são dados pela BPI (British Phonographic Industry) e as vendas de discos são estimadas (sim, estimadas) pela OCC (Official Charts Company)desde 1994. Antes de 1993 as vendas eram estimadas por outra empresa, daí estes novos prémios, uma colaboração entre a BPI e a OCC só contabilizarem as vendas desde 1994. E é verdade, desde 1994 as vendas do "Pepper" equivalem a mais de 900,000 ou tripla platina (cada platina significa 300,000 e ouro significa 100,000, prata são 60,000). Já agora "Abbey Road" recebeu duas platinas (por mais de 600,000 cópias vendidas, tal como os dois álbums dos Pink Floyd "Wish You Were Here" e "The Wall"). A "estória" dos 5 milhões para o "Pepper" é um dos grandes mitos modernos dos Beatles no que se refere aos seus feitos em termos de vendas. Esse número (cinco milhôes) foi calculado pela OCC ou mais concretamente por um senhor chamado Alan Jones que com certeza já deve ter ouvido falar. O problema é que esse número é bastante incorrecto, pois baseia-se em vendas onde foram incluídas as vendas exportadas do RU para o resto do mundo. As verdadeiras vendas do "Pepper" situam-se entre os 3 e 4 milhões. Não vou desenvolver este assunto tão complicado num comentário desta natureza. E também não é verdade que os Beatles não se interesassem pelas vendas, o Lennon por exemplo não perdia uma edição da Billboard para saber como estavam os Beatles nas "charts". Os Beatles estavam na maior editora do mundo e eram os artistas que mais vendiam no mundo, por isso as suas vendas estão muito bem registadas, não são é do conhecimento público, mas isto é também outra história que não vale a pena desenvolver aqui. Em qualquer grande mercado do mundo, os discos de ouro e platina são sempre atribuidos a pedido não dos artistas mas da editora, pois só esta conhece verdadeiramente os discos vendidos para o mercado de cada país. Um abraço.

ié-ié disse...

Mas quem disse que o "Guardian" tinha a ver? Homessa!
LT

Eduardo disse...

O caro Ié-Ié escreveu claramente "Segundo as contas feitas pelo "Guardian"..." e o que tentei explicar é que o jornal "Guardian" não fez contas nenhumas, quem as fez foi a OCC que depois deu os resultados à BPI para esta emitir os prémios. O "guardian" só fez eco duma notícia publicada na "Music Week"... ;-). Se há assunto de que eu percebo são vendas de discos e especialmente as vendas de discos dos Beatles, nem imagina o quanto... ;-) ;-) Outro abraço!

ié-ié disse...

sou jornalista, gosto de citar as fontes.

LT

ié-ié disse...

acredito, mas, tanto quanto pude ver no "Guardian", isso não está mencionado e o jornal é que foi a minha fonte... logo...

LT