sábado, 28 de setembro de 2013

NO STILETTO SHOES


A reunião dos Paramounts em 2005 foi um reencontro pessoal e musical sem outro propósito para além do de recordar velhos tempos.

Bem diferente é outro projecto de Gary Brooker, que dura desde 1987. 

Nessa altura, com uma carreira a solo que não descolava verdadeiramente e com os Procol Harum a funcionar por intermitências, Brooker decidiu  concretizar a ideia antiga de uma "good time band": juntar um grupo de amigos para tocar os velhos standards uma ou duas vezes por ano, quando lhes apetecesse.

O nome escolhido foi "No Stiletto Shoes" (por vezes também anunciado como "No Stiletto Heels").

O  primeiro espectáculo foi num fim de ano em Southend (onde havia de ser?), e, com o tempo, esses concertos de Natal / Fim de Ano vieram a tornar-se uma tradição que, com hiatos mais ou menos longos, tem durado até agora.

A composição do grupo foi variando consoante os projectos em que Gary Brooker  estivesse envolvido no momento, mas o núcleo central dos Stilettos provinha quase sempre  da banda de Eric Clapton ou dos Rhythm Kings de Bill Wyman, tendo o  próprio Eric Clapton participado em mais de uma ocasião.

Obviamente, dada a natureza do grupo, gravar nunca terá sido verdadeiramente uma opção.

Só que, no fim de ano de 2006, no inevitável Club Riga, em Southend, e sem os músicos saberem, foi feita uma gravação em 24 pistas a partir da mesa de mistura.

Inicialmente vendida como bootleg (daí o nome "No Stiletto Boot"), a gravação tinha uma qualidade tal que os músicos acabaram por autorizar a edição de um "bootleg oficial", limitado a 300 exemplares, e que seria autografado para se distinguir da edição não oficial. 

Ao contrário do "verdadeiro" bootleg, este CD autorizado tem menos músicas, limitando-se ao que foi tocado no primeiro set do espectáculo. Não se pode ter tudo...

Os cúmplices do Comandante nessa noite: Andy Fairweather Low, Dave Bronze (a quem se tinha devido a edição do DVD dos Paramounts), Frank Mead e Graham Broad.

A grande diferença em relação ao caloroso semi-improviso dos Paramounts reencontrados é que estamos aqui perante um conjunto de profissionais em plena forma.

E a música, que é o que mais interessa:

Let's Work Together
Good Golly Miss Molly
Baby Lee
Women Be Wise
I'm A Hog For You Baby
Shake, Rattle And Roll
Nadine
Mystery Train
Maybellene
Bend Me, Shape Me
Shotgun

Colaboração de Queirosiano, em Londres

Sem comentários: