terça-feira, 9 de julho de 2013

JETS


TECLA - TE 1021 - 1967

Let Me Live My Life (João Abreu) - Lovin' You (Phil Thomas/Jerry Hayes/Daniel Hogan) - Chase Your Blues Away (Júlio Gomes) - Green, Green (tradicional)

Não temos preconceitos musicais. A nossa única preocupação é a qualidade, independentemente do tipo de música. Além disso gostamos e acreditamos na juventude.

Isso nos levou a pensar, que mais cedo ou mais tarde os jovens (músicos e ouvintes) se cansariam da fragilidade da música à qual nos últimos anos dedicaram tão grande interesse.


Isso está finalmente a acontecer.


Depois da pobreza da caótica fase primária em que predominavam as "violas eléctricas", está neste momento a verificar-se uma evolução positiva, com instrumental mais variado (órgão, saxofone, etc) e maior apuramento técnico (melódico, harmónico e rítmico).


O que inicialmente era uma má cópia do "Rhythm and Blues" (a música "POP" dos negros), está actualmente a identificar-se com essa música negra, fortemente sincopada, viril e emocionante, conservando no entanto uma identidade própria, o que lhe confere uma validade que não possuía.


Essa evolução também se está a verificar entre nós.


Foi o que aconteceu a 4 jovens universitários e 1 músico, conhecidos entre os estudantes por "JETS", que vão surgir na sua primeira gravação.


Por esse motivo pensou-se numa forma de compromisso: dois "originais e duas "adaptações". Estas seriam os números "fortes" ou "comerciais": "Green, Green" (um trecho tradicional) e "Lovin' You" (que Bobby Darin popularizou). Como "originais", "Chase Your Blues Away", de Júlio Gomes, e "Let Me Live My My Life", um tema bem construído do único músico do grupo, João Abreu (para os amigos o "Beethoven").


No entanto, depois da gravação, a nossa opinião mudou. Os "originais" são aqueles em que mais acreditamos. Esta é uma opinião. Há certamente outras. Qual será a vossa?


Luiz Villas-Boas

A capa, uma das primeiras artes gráficas psicadélicas em Portugal, é da autoria de Carlos Fernandes, já falecido, amigo de José Prazeres, manager dos Jets e depois do Sindicato e de A Chave.

Está representada como “tesouro escondido” no livro de Emma Petit, “Old Rare New – The Independet Record Shop”, editado em Londres em 2008 por Black Dog Publising.