domingo, 31 de março de 2013

THE BAND



WARNER BROS RECORDS - LP-S-65/47/48/49 - 1978

Quando o cerco é grande – olhem pela janela e vejam como ele aperta! – vai à estante à cata de um vinil que lhe devolva um certo alívio, uma outra cor, que não o cinzento, ou o negro.

Tropeçou na capa amarela dos The Band, The Last Waltz,o concerto que, marcou a despedida de um grupo de rapazes que, estrada fora, andaram a enfeitiçar gentes.

Um dia Bob Dylan deu-lhes a mão.

Ou foram eles que ajudaram Dylan a saltar para a outra margem?

Quem se importa agora com isso?

Pode ler-se na capa que este triplo álbum mais o encarte custou 915$00 (ao cambio de hoje nem chega a cinco euros) e foi adquirido na Discoteca Mitexa que, se a memória não o atraiçoa, ficava no Cento Comercial Imaviz.

Um disco fabuloso que regista uma noite única, precedida de jantar de Acção de Graças, e em que gente de fino corte, decidiu homenagear uma banda que marcou um tempo.

Ou todos os tempos?

Para além dos rapazes propriamente ditos, e entre outros, lá estiveram Neil Young, Joni Mitchel, Dr. John, Eric Clapton, Van Morrison, Bob Dylan, Ringo Sarr, Stephen Stills, Emmylou Harris e até Neil Diamond - quem diria? - mais o seu casaquinho azul.

Deste concerto, Martin Scorsese fez um filme documentário que, para quem não o viu numa sala de cinema, pode rectificar a lacuna, comprando, em qualquer baiúca da cidade, o respectivo DVD.

Forever Young.

Colaboração de Gin-Tonic

6 comentários:

filhote disse...

Muddy Waters...

Este filme foi divisor de águas na minha vida. Depois de o ver, nunca mais voltei a ser o mesmo.

Os meus tios levaram-me ao Vox, ainda eu era uma criança, e, três décadas depois, continuo a dançar ao ritmo desta valsa...

... "Helpless", por Neil Young, claro, marcou-me para sempre... sublime!

Quando a minha mãe me ofereceu este disco, chorei. Foi a única vez que tal coisa aconteceu.

Obrigado pela recordação, Gin-Tonic!

Anónimo disse...

Pois eu quando vi este filme, ainda a minha idade era tenra.

Ronnie Hawkins com aqueles "grunhidos" / berros na sua versão de Who Do You Love, Helpless com Neil Young, Joni Mitchel com Coyote e o tem de encerramento pelos The Band, nunca mais me sairam da cabeça.

http://www.youtube.com/watch?v=IYPVyJwzerM

gin-tonic disse...

Sim, Filhote, tens toda a razão: aquele "Helpless", com a voz da Joni Mitchell lá na rectaguarda, é uma interpretação do outro mundo.
São os chamados estados de graça.
Um grande abraço

ié-ié disse...

eu, por mim, então, tenho "mixed feelings" em relação a este álbum. claro que o tenho e claro que vi o filme.

acho que me lembro mais do filme do que do disco, até pela altura em que o vi, também no vox...

a questão é que não sou muito fã de discos ao vivo...

LT

Patrícia Duarte disse...

Tem razão, a Mitexa era no Imaviz...pertencia ao meu pai :)

ié-ié disse...

Obrigado. Comprei lá muitos discos.

LT