quinta-feira, 3 de maio de 2012

TU... É QUE ÉS A TAL...


DECCA - PEP 1082

A Tal (Nóbrega e Sousa/Jerónimo Bragança) - Maria Sardenta (Nóbrega e Sousa/Jerónimo Bragança) - Um Entre Tantos (Doniga/Mogol/versão de José Martins) - Quem Foi (Ribamar/Durando)

Orquestra de Jorge Costa Pinto.

Há outra capa para este EP.

António Maria de Matos - Tony de Matos - nasceu no Porto no dia 28 de Outubro de 1924 e morreu em Lisboa, com 64 anos, no dia 08 de Junho de 1989.

Um dos protagonistas do chamado nacional-cançonetismo, o cantor romântico conheceu êxitos como "Cartas de Amor", "A Tal", "Lado A Lado", "Só Nós Dois" e "Vendaval".

Foi um protótipo do mítico galã português. Natália Correia apelidou-o de cantor da voz romântica.

Na minha vida, tive a oportunidade de conhecer muitas mulheres bonitas e muitas mulheres feias e as feias, digam o que disserem, também são muito aproveitáveis, disse um dia Tony de Matos.

Em 1985, Vitorino convidou-o para subir consigo ao palco do Coliseu de Lisboa para gáudio de várias gerações de fãs.

Três anos mais tarde, editou "Cantor Latino" com originais de Rui Veloso, Fernando Tordo, Carlos Mendes, Paulo de Carvalho, Tozé Brito, Vitorino, Luís Represas...

Mas sempre preveniu: sou um adepto da música de charme e jamais me passaria pela cabeça cantar rock.

5 comentários:

Muleta disse...

faltou dizeres que recebeste este disco de oferta ao responderes acertadamente num daqueles concursos via telefone da 23ª hora....
com um bocado de esforço ainda me lembrarei da pergunta... recebeste este e o do controlo. Este do Tony de Matos deste à Mãe

ié-ié disse...

As coisas de que tu te lembras! Eu já não! De facto, o EP do Tony de Matos tem o carimbo de Oferta na contracapa. O do Controle acho que tem escrito por mim "oferta do Tempo Zip", mas tenho de confirmar... Grande memória, Muleta!

LT

ié-ié disse...

E sim, lembro-me de ter dado o Tony de Matos à Mãe. Provavelmente, como contrapartida por me deixar ouvir Beatles sem limitações... só com os avisos do costume para não incomodar os vizinhos...

LT

Muleta disse...

hum...... acho que era mais para o disco não ser visto na tua colecção....

gps disse...

só conheço este tema desde há 3-4 semanas quando passou nos genéricos finais de uma série da RTP, mas passou a ser o meu tema preferido do Tony de Matos