sábado, 19 de maio de 2012

BEATLES/50 ANOS: DIÁRIO DE NOTÍCIAS


"Diário de Notícias", 19 de Maio de 2012

Eu duvido é dos 50 anos dos Rolling Stones...

9 comentários:

josé disse...

Estou a ler neste preciso momento.
A diferença entre este textos e os que se poderiam ler na época reside num maior número de factos, referências, estatísticas, números.
São muito mais objectivos porque no fundo já são História da música popular.

Dantes o que se podia ler sobre estes assuntos assentava mais na subjectividade de quem escrevia. E havia quase ninguém a fazê-lo. E os que o faziam, lendo-os hoje, revelam uma pobreza confrangedora, na escrita. E hoje quem o pudesse fazer ganharia leitores certos porque escrever sobre sensações, ligando-as ao tempo que passou é difícil e depende de duas coisas : talento, cultura e imaginação.

Há quem as tenha em conjunto e por descobrir, se calhar.

Parabéns aos dois que escreveram ( Abel Rosa e LPA). Comprei o jornal sem saber que escreviam mas ao ler a chamada na primeira página, desconfiei logo.

O suplemento do DN, Q, aliás, está bem feito, apesar de se sustentar muito com publicações de artigos da New Yorker ou do NYT.
Parece-me um bocado concentrado em alguns lugares-comuns de uma certa cultura, mas ainda assim não há muito mais na imprensa nacional. Os suplementos do Público são coisa que não consigo ler. Precisavam de uma lufada de ar fresco na escrita e nos temas.
Precisamos todos de um novo MEC ou de outros que apareçam a marcar uma diferença qualitativa na escrita.

josé disse...

As duas coisas de que depende a escrita que mencionei afinal são três. Tinha escrito talento e imaginação e depois acrescentei "cultura", ou seja conhecimento, como os que aqui escreveram revelam.

Esta explicada a discrepância.

ié-ié disse...

Pela parte que me toca, José, obrigado pela apreciação!

LT

filhote disse...

Vamos lá a "scanear" os artigos para que este luso-carioca possa ler!

E quanto aos 50 anos dos Stones, qual a dúvida?...

ié-ié disse...

Se os 50 anos dos Beatles são a 05 de Outubro de 2012 (primeiro disco), os dos Stones são em Junho de 2013. Não sei o dia.

Se os 50 anos dos Stones são a 12 de Julho de 2012 (primeiro concerto), os dos Beatles foram a 05 de Janeiro de 2011 (bem sei que sem Ringo...)

O critério tem de ser igual.

LT

Abel Rosa disse...

Eu é que agradeço por ter ombreado com o Mestre Luis...espero que tenha sido do agrado. Uma pequena falha ( para picuínhas) da edição no DN, no meu Top Mais dos Valiosos, é óbvio que falta na referência ao Oh Darling dizer que é a versão de Angola, suponho que por motivo de espaço, não foi transcrito.

filhote disse...

Ainda não li... falta o scan... ou o link... de qualquer forma, os meus parabéns antecipados!

Critério para a celebração dos 50 anos?...

Cada banda é livre de escolher o seu critério. Eu opto pelo primeiro concerto ao vivo por que uma banda pode existir - durante muitos anos até - sem gravar qualquer disco.

Ou seja, para mim, os Beatles nasceram há mais de 50 anos.

Mas atenção: existe uma diferença entre as celebrações dos Beatles e dos Rolling Stones... os Beatles celebraram há 1 ano o seu nascimento... os Stones celebram, este ano, 50 anos de carreira!

ié-ié disse...

Ó Filhote, onde viste essa de os Beatles terem festejado no ano passado o seu nascimento? Além de que esse nascimento não foi no ano passado.

LT

ié-ié disse...

Filhote: com o teu critério, que eu aceito, os Beatles fazem 50 anos no dia 18 de Agosto de 2012 (primeiro concerto com Ringo).

LT