sábado, 24 de março de 2012

100 DIAS QUE ABALARAM O REGIME 05


Esta é uma velha Gestetner, ou seja, um copiógrafo, onde, com um stencil, que se batia na máquina de escreverse faziam os comunicados associativos.

Bati muitos na minha qualidade de dirigente da AAFDL nos anos 60, mas também um, muito especial, no COPCON, em Agosto de 1975, intitulado, antes da "censura" de Otelo, "Auto-crítica Revolucionária e Documento de Trabalho do COPCON".

Cedida pelo PCP, esta velha máquina está patente na Exposição dos 50 anos da Crise Académica de 1962, na Reitoria da Universidade Clássica de Lisboa.

LPA

7 comentários:

Muleta disse...

também fiz muitos na ANI e na ANOP

Anónimo disse...

Desculpe o preciosismo: é "Gesthetner" (à força da minha vista ter repousado tantas vezes sobre a marca da maquineta).

ié-ié disse...

Será?

http://www.gestetner.com/

LT

Carlos Caria disse...

Muitas ceras bati nestas lindas para comunicados e notas de caserna em 1975.

Fernando Correia de Oliveira disse...

havia ainda as menos sofisticadas "vietnamitas", que serviam o mesmo efeito... trabalhei com várias, numa tipografia clandestina no Hospital de Santa Maria (sim, sim) e no Cineclube Universitário de Lisboa (Almirante Reis)

Carlos Caria disse...

Também me lembro das vietnamitas, eram só tintas. Final de trabalho até pareciamos pintores.

Anónimo disse...

Aqui estou eu a dar a mão à palmatória: é Gestetner. No entanto, era capaz de jurar … (deve ser da idade). E, pelos vistos (como diziam os outros): "não sou o único": http://lima-lim.adwayer.com.pe/gesthetner-211-salida-en-bandeja-operativa-1800-iid-83071