terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MORREU MIKE SMITH


Mike Smith, o produtor da Decca que rejeitou os Beatles, morreu no passado dia 03 de Dezembro, com 76 anos, mas só hoje vi a notícia numa revista.

No início de 1962, há 50 anos, altura em que os Beatles fizeram a audição para a Decca, o A&R (Artists & Repertoire) da editora era Dick Rowe que ficou com a má fama, mas na realidade quem rejeitou os quatro de Liverpool foi Mike Smith.

Estava nos meus "twenties" e trabalhava como engenheiro nos estúdios da companhia em West Hampstead, em 1960 e 1961, quando os Beatles apareceram. O meu título oficial era "Classical Editing Engineer", embora não percebesse nada do assunto. 


Sempre pensei que, acima de mim, no estúdio, ninguém sabia o que eu fazia. Diziam-me que tinha de esperar até aos meus 40s para ser um produtor propriamente dito. Diziam que o trabalho requeria essa maturidade.

A verdade é que produtores já feitos deixavam-me completar os seus trabalhos, assim lembrava Mike Smith, há 10 anos, numa entrevista a Tony Barrow no "Beatles Book".

Um dia, no final de 1961, Mike Smith foi chamado à Decca House, sede da companhia:

Nunca lá tinha estado. Fiquei impressionado com o edifício, todo de vidro e de mármore. Uma secretária veio buscar-me à recepção e levou-me no elevador exclusivo do presidente da companhia, Sir Edward Lewis.

Entrei num gabinete que me pareceu do tamanho do Albert Hall. Por momentos, pensei que ia ser despedido. Em vez disso, Sir Edward passou-me para as mãos uma garrafa de Scotch, fizeram-me produtor e aumentaram-me de 11 para 13 libras semanais, mais carro e despesas de representação.

Pouco antes do Natal de 1961, os A&Rs da Decca começaram a ouvir falar de Beatles de diferentes fontes (...). Pouco antes de Brian Epstein ter assinado com os Beatles, visitou-me na Decca procurando o meu apoio.

Disse então ao departamento de marketing que um dos nossos maiores clientes do noroeste tinha um grupo para o qual procurava contrato. Disse também que Brian estava disposto a encomendar 5.000 discos da primeira edição, o que garantia mil libras à Decca
.

Dick Rowe, atarefado com as encomendas de Natal, mandou o seu assistente Mike Smith ver os Beatles em Liverpool, na Cavern.

Alguém da Decca House disse que o assunto era importante, porque Brian era um bom cliente. Fui a Liverpool no dia 13 de Dezembro e encontrei-me com Brian que me ofereceu um excelente jantar.

Fomos depois para a Cavern e fiquei muito excitado com o trabalho dos Beatles em palco, a reacção dos fãs. Disse a Brian que arranjaria uma audiência logo que possível.


Dick Rowe, ausente, deu carta branca a Mike Smith.

Depois de muitas peripécias nas 10 horas de viagem de "van" entre Liverpool e Londres, os Beatles instalaram-se, cheios de fome e sem dinheiro, no Royal Hotel em Woburn Place.

Às 11 da manhã do dia 1 de Janeiro, entraram na Decca e Mike Smith estava atrasado, o que irritou Brian Epstein. Sempre cheguei atrasado a tudo. A audição foi um grande desapontamento para Mike Smith, comparativamente ao que tinha visto em Liverpool.

Talvez eu devesse ter confiado nos meus instintos e assinado logo com os Beatles na Cavern. No estúdio não foram tão bons e as suas personalidades não se mostraram. Talvez estivessem com receio da situação.

As mãos de Mike Smith estavam atadas. Os seus poderes eram limitados. Podia recomendar, mas não podia tomar decisões. Tinha de esperar pelo regresso de Dick Rowe. Assim que Dick chegou, levei as bobinas e um gravador para o seu escritório.

De acordo com Mike, Dick deu-lhe imenso trabalho: Dos grupos que tinha ouvido na ausência de Dick, eu queria os Beatles e Brian Poole and the Tremeloes, mas ele disse-me que não podíamos ter os dois.

Segundo Mike Smith, Dick Rowe nem sequer quis ouvir as bobinas. Deixou a mim a decisão.

Mike Smith negou a ideia, entre os fãs dos Beatles, de que a Decca não assinaria com grupos mais longe do que 250 milhas.

É verdade que os Tremeloes eram uma banda local, de Londres, e os Beatles de Liverpool, mas não foi isso que influenciou a minha decisão.

A causa da decisão foi a inesperada fraca prestação dos Beatles na audição de 1 de Janeiro.

Mike Smith acredita que a má escolha das canções originais esteve na origem do fracasso. Só gostei de uma das três canções originais, mas Mike Smith não revelou qual.

É claro que nos anos seguintes parti muito mobiliário quando os Beatles começaram a acontecer com George Martin na EMI. Dick Rowe também nunca me perdoou.

Anos mais tarde, como prova de que não havia ressentimentos, George Harrison indicou os Rolling Stones a Mike Smith, que, desta feita, não se fez rogado...

Luís Pinheiro de Almeida

5 comentários:

josé disse...

Harvest de Neil Young faz hoje 40 anos que foi lançado nos EUA.

Fernando Correia de Oliveira disse...

grandes histórias, belo post

Anónimo disse...

Dick Rowe,talvez para compensar a rejeição dos Beatles, viria mais tarde a apostar nos ... Green Windows de José Cid de quem foi produtor.

JR

Anónimo disse...

Uma desgraça nunca vem só.

filhote disse...

Boa, JR!