terça-feira, 24 de janeiro de 2012

MORREU RUI "BEAT" VELEZ



  • Conheci o Rui (primeiro da direita) em 1983, uma mola dinâmica por trás da bateria de uma banda que foi a concurso no Rock Rendez-Vous – a Banda do Sul. Vi-os enquanto membro do júri; não seguiram até à final.

    Gostei do grupo, aproximei-me deles através da minha namorada dessa altura, colega do liceu. Havia entusiasmo, os sonhos fluíam; a baía de Cascais ainda não produzira os Delfins e já uma espécie... de pop/funk enchia uma garagem de Oeiras. 

    O Rui, de quem me tornei amigo, acabou naturalmente por entrar nos UHF em 1985. Fizemos uma longa digressão entre o final desse ano e meados de 1987, quando saiu do grupo.

    Acabaria por regressar em 1989 para a digressão do maxi “Hesitar”, juntando-se ao Pedro de Faro, o baixista fundador da Banda do Sul, que também ingressara nos UHF. Essa foi uma das digressões mais felizes da minha carreira, que reuniu em palco dois bateristas – o Luís Espírito Santo e o Rui ‘beat’ Velez (o ‘beat’ foi baptismo meu).

    Dizem os que me conhecem que tenho memória de elefante, e é verdade. Os dias desta carreira parecem-me as páginas de um livro que o tempo mantém disponíveis para folhear. Não sou de lamúrias nem de saudosismos, mas recordo com toda a vivacidade quando o Rui se sentava no lugar a meu lado no carro que eu próprio conduzia, um veloz Ford RS Turbo branco, e seguíamos a cantar as canções que previamente alinhara numa cassete: nesse início de 1989 delirávamos com “Orange Crush” dos R.E.M.

    Mais tarde nesse ano, o Rui e o Pedro formaram a Junção, reagrupando o núcleo duro da Banda do Sul e convidaram-me para emprestar a minha voz num dos temas do único LP que gravaram.

    O meu amigo partiu no último domingo. É um lugar comum dizer-se que não estávamos à espera da notícia; mas é verdade que não estava. Um dia destes, como ele me disse há uns tempos, haveríamos de tentar outra vez.

    Dele guardamos dois magníficos registos que o qualificam como ‘beat’, a mola, um homem em simbiose com as peles e os pratos de uma bateria: “Até às Tantas” (1986), por encomenda do programa “1, 2, 3”, da RTP, mais tarde editado no primeiro volume das Raridades dos UHF (2007) e “Esta Mentira à Solta” do maxi “Hesitar” (1989). Em ambas as canções juntei dois monstros musicais deste país: Renato Gomes e Rui ‘beat’ Velez.

    Por um artista que parte soltemos aplausos de agradecimento. 

    Texto de António Manuel Ribeiro (Facebook)

    Imagem de Paulo Inácio (Karpe Diem), cortesia de
    Luís do Ó

4 comentários:

LSO disse...

Guardo no meu museu de memórias o concerto dos UHF na Feira Popular em 1989 com Luis Espírito Santo Martins e Rui "Beat" Velez. Nesse espectáculo ainda se juntou o Renato Gomes como convidado especial. Foi um dos melhores concertos a que assisti - gravado e posteriormente transmitido pela RFM - com uma quebra na electricidade a meio da canção "Hesitar". Rui "Beat" Velez e Luís Espírito Santo continuaram a tocar enquanto o público cantou o refrão até ao regresso da electricidade.
Que descanse em paz!

Anónimo disse...

Karpe Diem.

ié-ié disse...

Claro! Obrigado!

LT

Anónimo disse...

Antes de tudo isso,muitos sofas se desfizeram...os amigos entendem o que kero dizer com isto....