segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PRIMEIRO DISCO DE JOSÉ MÁRIO BRANCO


ASP - AS 601 - 33 RPM - 1967

Face 1

Ai Flores do Verde Pinho (D. Dinis) - Leda M'and'eu (Nuno Fernandes Torneol) - Ma Madre Velida (D. Dinis)

Face 2

Levantou-s'a Velida (D. Dinis) - Bailad' Hoje, Ai Filha (Airas Nunes) - Lelia Doura (Pedro Eanes Solaz).

José Mário Branco é acompanhado por Sérgio Godinho (2ª viola e pandeireta) e Raymond Guyot (flauta).

José Mário Branco acaba de me confirmar que este é o seu primeiro disco, de 1967, e que "Ronda do Soldadinho" é o segundo, de 1969 (ver comentários).

8 comentários:

Anónimo disse...

Primeiro disco do JMB e igualmente a primeira participação de Sérgio Godinho em discos.

ié-ié disse...

Será? E a "Ronda do Soldadinho", sem capa, clandestino...

LT

O Arquivista disse...

Bem, eu baseei-me a partir da biografia de Octávio Fonseca Silva. Este disco terá sido gravado em 1967, publicado pelos Arquivos Sonoros Portugueses(com Giacometti por detrás da edição). De facto, no disco não aparece referência ao ano de gravação, mas "Ronda do Soldadinho" também não a tem, embora em vários locais de pesquisa pela rede se pode ler 1969 como o ano de edição deste último.

E eu não conheço outro disco de JMB anterior a 1967.

HC

*fui eu que deixei o anterior comentário anónimo

O Arquivista disse...

Desculpem voltar a escrever, mas fui apenas confirmar algumas coisas. Não tenho aqui à mão a biografia referida de JMB, mas segundo posso ver aqui no blogue a respeito do "Ronda do Soldadinho", há uma citação de Octávio Fonseca Silva que põe "Seis Cantigas de Amigo" como anterior a "Ronda do Soldadinho", embora não em 1967, mas sim em 1969. Tenho algumas dúvidas desta data apontada para este disco (pois como tinha dito há várias referências a 1967 - incluindo a de Mário Correia no livro "Música Popular Portuguesa"), mas posso ver que na Enciclopédia da Música Portuguesa séc. XX, vem o ano de 1969 como a data de gravação de Seis Cantigas de Amigo (e também como a primeira gravação de Sérgio Godinho) e 1970 como data de gravação de "Ronda do Soldadinho".
Penso que em relação à ordem de edição não ficam dúvidas de que Seis Cantigas de Amigo é o primeiro, mas quanto a gravação talvez só mesmo ele possa dizer quais dos dois gravou primeiro.

ié-ié disse...

Agradeço as informações, vou ver também o que consigo saber.

Só me lembro de ter recebido a "Ronda" trazido clandestinamente de Paris, mas não me lembro da data.

Muito obrigado!

LT

O Arquivista disse...

errata: "Enciclopédia da Música em Portugal..." e "...qual dos dois gravou primeiro"

De nada pelas informações, realmente são frequentes as imprecisões e falta de informação no que diz respeito a datas de gravação e edição de discos de autores portugueses. Eu não tinha reparado ainda na discrepância das datas apontadas para este disco (1967 e 1969) assim como a "Ronda" (1969 e 1970), até agora.

Já agora, que "viagem" o seu exemplar da "Ronda" deve ter feito, muitos anos antes de eu nascer.

ié-ié disse...

foi trazido por um amigo escondido na bagagem, como era costume...

eu próprio cheguei a fazer isso...

obrigado, uma vez mais.

LT

O Arquivista disse...

Ah, afinal a EMPXX também está errada. Pergunto-me se não terão falado com o JMB sobre as datas dos discos "franceses". Nada como perguntar ao autor, sem dúvida.

Um abraço

HC