terça-feira, 24 de janeiro de 2012

BACALHAU!!!


Cortesia de Isabel Tissot

6 comentários:

JC disse...

Nunca percebi esta hierarquia dos bacalhaus, "crescido", "miúdo", "graúdo", etc. Para mim tem algo de esotérico. Tb há aquela história do cego que ia a passar à porta de um loja como esta, mas essa a moral e os bons costumes impedem-me de contar.

Anónimo disse...

Os populares cantores Saul e Quim Barreiros (estamos num Blog sobre música) trataram de exaltar as qualidades orgânicas e olfactivas deste tão apreciado pitéu, tais que o ceguinho da história, perante tão perceptível evidência, não resistiria à delicada e respeitosa saudação.

Infelizmente, o bacalhau (peixe) que os portugueses descobriram e cozinham em mais de mil receitas, encontra-se em vias de extinção.

A moral e os bons costumes também se vão extinguindo, sucumbindo a umas escorreitas "P......s de Bacalhau" presentes em tantos menus por todo o país.

Cumprimentos

JR

Anónimo disse...

Desde a epopeia dos bacalhaus no sec. XV que portugueses se dirigiram, enfrentando perigos e tormentas, aos bancos das costas norte-americanas para pescar uma posta “prime”.

Agora, em pleno sec. XXI, são os bancos americanos e os seus pares europeus que, em perigos e tormentas, vêm pescar poupanças para resgate de um “sub-prime”.

A desFORRA dos bancos.

JR

JC disse...

Boa, JR! Mas devo dizer gosto mtº de bacalhau. E, curiosamente, de todas as 1001 maneiras, da que gosto menos (mas apenas um pouco menos...) é o tradicional cozido c/ todos. E gosto mtº de bacalhau fresco, em filetes. Mas nunca vi bacalhau fresco à venda em Portugal. Em Madrid compra-se c/ facilidade.

JC disse...

Bom, já agora a saudação de que fala o JR é "bom dia, meninas!"

Anónimo disse...

Também eu, Caro JC, aprecio muito certas receitas de bacalhau, como o "Bacalhau à Zé do Pipo", servido em bodas de casamento no alto Minho, regado com vinho verde artesanal da casta espadeiro que mais parece espumante, tal o "burbujeante" e a cortiça disparada pela artilhaia pesada dos vítreos canhões, deixando o bolo da noiva em polvorosa numa guerra de alecrim e manjerona ... e bacalhau, tudo acabando num perpétuo armistício sob a "pax romana" de Baco.

Cumnprimentos

JR