sábado, 29 de outubro de 2011

TROUFA REAL DENUNCIA!


No Arco do Bandeira, no Rossio, em Lisboa, o arq. Troufa Real (ou alguém que se passa por ele) teve a brilhante ideia de denunciar um crime lesa-património utilizando uma mera folha A4.

Diz a folha:

Atenção aos cabos, uma vergonha!!!

À Telecom e à Câmara Municipal de Lisboa mais respeito pelo património arquitectónico nacional.

O académico e professor catedrático Troufa Real.

Fazendo a ligação entre o Rossio e a Rua dos Sapateiros, o Arco do Bandeira - cheio de cabos na sua superfície - foi construído no final do séc. XVIII, segundo um projecto de Manuel Reinaldo dos Santos.

Erguido a expensas de Pires Bandeira, de que recebeu o nome, o arco pretendia copiar um outro existente no lado oposto do Rossio, onde hoje se encontra o Teatro Nacional D. Maria II.

Com os seus motivos ornamentais - exceptuando obviamente os cabos - é considerado uma das mais belas peças de arquitectura pombalina.

3 comentários:

Anónimo disse...

Brilhante!!!!

Anónimo disse...

Será que formulou previamente a "queixa" nas entidades competentes? Depois, sim, poderia dar-lhe a expressão pública que o seu ego reclama.

Camilo disse...

Troufa Real... (visita frequente no "Notícia"), não o vejo desde 1974... altura em que -julgo- ficou responsável da Câmara de Luanda... ai o tempo... ai, ai...