quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TRÊS HORAS DE GEORGE HARRISON


Onze cidadãos, entre os quais este escriba, foram hoje dos primeiros portugueses a assistir ao documentário de três horas de Martin Scorsese sobre George Harrison.

Para um fã como eu, não é fácil avaliar criteriosamente o trabalho de Scorsese, até porque não sou crítico de cinema nem tenho pretensões a tal.

Mas também não me parece que "Living In The Material World" seja um filme.

É sim um documentário apaixonado sobre o quiete Beatle que, afinal, não era assim tão quiete quanto isso.

Confesso que não consegui ver os primeiros momentos do filme, logo a seguir às primeiras imagens que são as de um sereno George Harrison no meio das flores. A emoção tomou conta de mim e as lágrimas inundaram-me a visão.

"Living In The Material World" é um trabalho jornalístico sério, com documentos da época e testemunhos de agora.

Intrigante é logo o primeiro testemunho de Dhani, filho de George, ao ao afirmar que "o pai estava por aí"...

Emocionantes são também os testemunhos de Ringo Starr e de Klaus Voorman, mais "frio" o de Paul McCartney, surpreendente o de Phil Spector, tenso o de Eric Clapton e Pattie Boyd, cuidadoso o de Yoko Ono.

Não creio que seja um "filme para todos", mas é certamente um bruá para quem goste minimamente dos Beatles e se interesse por aquilo que eles representaram (e representam) na cultura universal dos últimos 50 anos.

Pontos altos?

Arrisco alguns: uma versão alternativa fantástica de "All Things Must Pass", a confissão de Paul McCartney de que o refrão de guitarra de "And I Love Her" é de George Harrison, a imagem de George Harrison sobre a coesão dos Beatles: "Quantos Beatles são necessários para mudar uma lâmpada eléctrica? 4!" ou a de Paul McCartney segundo a qual os Beatles eram um quadrado com cada vértice de igual importância...

Mas não gostei de ver uma imagem da Cavern misturada com as de Hamburgo ou a de um top com "Yesterday" no primeiro lugar.

Obrigado, Martin Scorsese!

PS - o documentário não terá exibição comercial em Portugal, só mesmo na DOC Lisboa (22/23 de Outubro) e, depois, DVD...

LPA

4 comentários:

filhote disse...

E com esta esclarecedora e emocionante crónica, torna-se desnecessária a minha dissertação pós 19 de Outubro...

... já estou em estágio para a próxima quarta-feira!

ié-ié disse...

'tás enganado, filhote, a tua dissertação é que conta! a minha é "do mais...".

não me lixes, estou à espera dela...

LT

filhote disse...

Ok, ok...

Mimi disse...

Vi pela 1ª vez o documentário, em Guimarães (Capital Europeia da Cultura 2012) nos dias 6 e 7 de Abril. Adorei, acho que mudei a partir aí.
E se me perguntarem qual é o meu Beatle favorito, respondo sem dúvida George Harrison. Não só pela sua música e pela sua obra, mas também pela pessoa que era, pela sua alma. Foi uma pessoa muito feliz. "Curtiu" bem a vida. Acho que todos gostávamos de ter essa sorte.