sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SURPRESA!!!


RCA VICTOR - 86.516 - edição francesa (1966)

Herança Fadista - Alma Sentida - Não Me Arrependo - Cansado

Confesso a minha surpresa ao ver esta edição francesa de António Mourão intitulada "Chansons Populaires Portugaises Modernes":

Antonio Mourao est, au Portugal, le représant le plus attitré de la nouvelle chanson. Puisant sa substance intime au coeur même du Fado le plus authentique, la chanson portugaise évoque avec nostalgie et âpreté ce peuple attachant qui lutte constamment, sur un sol ingrat, pour défendre son droit à sa vie. Misère et peines, mais aussi petites joies et espoir sont les messages que ce disque nous transmet.

S.H.

Nunca imaginei que um disco de António Mourão fosse editado em França e logo em 1966!!!

António Mourão morreu no dia 19 de Outubro de 2013, em Lisboa, com 78 anos.

De seu nome verdadeiro António Manuel Dias Pequerrucho, António Mourão, conhecido pelo êxito "Ó Tempo Volta Para Trás", começou a sua carreira durante o serviço militar obrigatório quando frequentava casas de fado em Lisboa, onde cantava como amador.

Acabou por ser contratado para a Parreirinha de Alfama, gerida por Argentina Santos, onde se estreou como fadista profissional.

Foi depois contratado pelo fadista Sérgio para actuar na casa de fados Viel, altura em que o seu nome já rodava na Emissora Nacional.

Foi no Teatro Maria Vitória, em Lisboa, com a revista "E Viva O Velho", em 1965, que António Mourão ganhou maior mediatismo com a canção "Ó Tempo Volta Para Trás".

O sucesso fê-lo actuar além-fronteiras, como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Venezuela, África do Sul, França, Alemanha.

Uma das facetas menos conhecidas de António Mourão é a de autor, tendo escrito algumas letras que interpretou, nomeadamente "Aquilo Que Canto É Fado", com música de Ferrer Trindade.

Gravou vários álbuns, o último dos quais intitulado "Não Há Fado Sem Verdade", de 1989.

Pouco tempo depois retirou-se da vida artística.

Fonte: "Diário de Notícias", 20 de Outubro de 2013

8 comentários:

qfg disse...

hipóteses: mercado da saudade, iniciativa da editora, determinado evento ou "hype" (tal como o Avril Au Portugal)

Camilo disse...

Segundo notícias fidedignas... o António Mourão está na Casa do Artista.
Não quer dar entrevistas.
Está mal.

bissaide disse...

Camilo, as duas primeiras frases sim, agora a terceira - é também fidedigna? Não me constou ainda, e gostava que não se confirmasse.

bairro do vinil - JPAR disse...

Olá, J.C. parece sim, que não está muito bem de saude. Parkinson. Foi-me tal transmitido na quinta feira por uma adorável fadista da velha guarda.

Camilo disse...

Confirmo,"Bissaide", com bastante pena minha.
Este portugal é assim...!
-----
O Elvis... se tivesse nascido -e ficado- por cá, não passaria de um gajo que tinha a mania que cantava e dançava uma coisas pindéricas e sem interesse...!
(topas?)...

Camilo disse...

Fiz o comentário sem ler o "bairro do vinil".
Bate certo, infelizmente.

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o Pulo de Carvalho tamb+em vive lá!

Alfredo Silva disse...

Sou admiradora de António Mourão há longos anos e mantenho uma página sobre ele no Facebook: António Mourão - Clube de Fãs.

Tenho listagem de discos do artista editados em França, Angola, U.S.A., Venezuela, Brasil e África do Sul.

Cumprimentos - Aura Guedes