sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MORREU JOSÉ NIZA


José Niza, compositor, poeta, médico e antigo deputado e autarca do PS, morreu hoje de madrugada, aos 73 anos, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde se encontrava internado desde o passado dia 20 devido a uma insuficiência respiratória.

Entre muitas outras obras, foi autor de "E Depois do Adeus", que Paulo de Carvalho levou ao Festival da Canção de 1974 e foi a primeira senha para o 25 de Abril.

José Manuel Niza Antunes Mendes nasceu em Lisboa, a 16 de Setembro de 1938, numa família muito influenciada pela música: a mãe tinha o curso de piano do Conservatório Nacional e o bisavô - José Niza - tinha sido compositor.

Em 1956 iniciou o curso de Medicina em Coimbra, onde desenvolveu também as suas aptidões como músico.

Em 1961, com José Cid, Proença de Carvalho, Joaquim Caixeiro e Rui Ressurreição, funda a Orquestra Ligeira do Orfeon Académico, pioneira dos Babies, a primeira banda de pop/rock portuguesa.

José Niza licenciou-se em Medicina em 1966, exercendo a psiquiatria, sempre em Coimbra.

Depois de cumprido o serviço militar obrigatório em Angola, José Niza trabalhou como produtor na Orfeu, editora de Arnaldo Trindade, responsável por grandes nomes da música portuguesa como José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, Vitorino, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Manuel Freire, Carlos Mendes ou José Calvário.

Escreveu temas para Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Tonicha, Vitorino, Janita Salomé, Rui Veloso, entre muitos outros.

Compôs quatro temas vencedores dos Festivais RTP da Canção.

Após o 25 de Abril de 1974, passou a dedicar-se à política, tendo sido eleito deputado do PS à Assembleia da República pelo círculo de Santarém.

Em 1977 e 1978 foi director de Programas da RTP, voltando como administrador em 1983 e 1984.

Em 1985, regressou ao Parlamento para defender as questões ligadas à música.

Em 1994, organizou para a Movieplay uma caixa com 7 CDs de Adriano Correia de Oliveira, no que é considerada a obra definitiva sobre o cantor da "Trova Do Vento Que Passa".

Em 2006 foi mandatário presidencial de Manuel Alegre, poeta para quem musicou diversos poemas.

Além de "E Depois do Adeus", José Niza escreveu também, entre outras canções, "Maria Vida Fria", "Cantar de Emigração", "E Alegre Se Fez Triste", "Uma Flor De Verde Pinho", "Lágrima de Preta", "Fala do Homem Renascido", "Festa da Vida", "Roseira Brava".

Para os fãs dos Beatles, José Niza fez "História dos Beatles" para os Ministars.

Para o "Jornal de Letras" escreveu há cinco anos uma autobiografia.

1 comentário:

Anónimo disse...

"E alegre se fez triste" é uma
das mais belas canções portuguesas.
M.Júlia