quarta-feira, 22 de junho de 2011

50 ANOS DA 1ª GRAVAÇÃO DOS "BEATLES"


POLYDOR - 10 24 673 - reedição alemã (1986)

My Bonnie (Mein Herz Ist Bei Dir Nur) - The Saints (When The Saints Go Marching In)

Faz hoje 50 anos que George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Pete Best gravaram o seu primeiro disco (como Beat Brothers) acompanhando Tony Sheridan.

A gravação, que se terá completado no dia seguinte, ocorreu num Liceu de Hamburgo, Friedrich Ebert Halle, num palco improvisado, sob condução de Bert Kaempfert.

A primeira canção a ser gravada foi "My Bonnie", uma versão beat do clássico "My Bonnie Lies Over The Ocean", que em Outubro de 1961, quando foi editada, atingiu o 5º lugar do top alemão.

Na mesma sessão foram também gravadas "The Saints (When The Saints Go Marching In)", novo arranjo de outro clássico, "Why (Can't You Love Me Again)", um original de Tony Sheridan, "Cry For A Shadow", um instrumental de John Lennon e George Harrison, e "Nobody's Child", de Hank Snow.

E no dia 24 de Junho foi gravado "Ain't She Sweet", com John Lennon a cantar, e "If You Love Me, Baby/Take Out Some Insurance On Me, Baby", já em estúdio (Studio Rahlstedt (Wandsbek)).

A imagem reproduz a edição original de "My Bonnie" (POLYDOR NH 24673), de Outubro de 1961, considerado o primeiro disco comercial onde os Beatles participam.

12 comentários:

Abel Rosa disse...

Cá está de volta os 50 Anos...

JC disse...

A Fundação Friedrich Ebert está ligada à fundação do PS e ao apoio ao partido nos seus 1ºs tempos.Aliás Ebert foi um político social-democrata, 1º presidente da Alemanha.

Rato disse...

Estou no entanto convencido de duas coisas:
Primeira - que a capa original do single não tinha qualquer imagem e que era apenas um daqueles invólucros (julgo que laranja) da Polydor.
Segunda - que na verdade existia na altura um grupo chamado "Beat Brothers", que também gravou alguns temas com o Tony Sheridan, mas que não integrava nenhum dos futuros Beatles.

Abel Rosa disse...

Rato, estás "meio mal convencido", ou seja o disco saiu em simultaneo na chamada capa de editora (laranja) e tambem com a imagem que o Luis publicou, a diferença é que a primeira edição tem a entrada em Alemão mais saíu em Inglês...já agora os Beat Brothers eram mesmo os Beatles mas só às vezes!

Karocha disse...

Interessante JC!

Sempre a aprender ;-)

Rato disse...

No livro "The Beatles Album File And Complete Discography" (Jeff Russell, 1982), que pessoalmente considero uma das melhores referências na matéria, o autor faz bem a distinção entre os temas gravados por Tony Sheridan and The Beatles e os 4 temas gravados por Tony Sheridan and The Beat Brothers: "Let's Dance", "What'd I Say", "Ruby Baby" e "Ya-Ya". Acrescenta ainda, preto no branco, que ao contrário do que muita gente pensa, os Beat Brothers eram um grupo diferente e não Os Beatles a gravaram sob um pseudónimo. E que a única ligação entre os dois grupos foi a de ambos terem acompanhado o Tony Sheridan.

ié-ié disse...

Bem visto, JC, e vê lá tu que nunca fiz essa ligação! E o mais grave de tudo é que visitei a Fundação em Hamburgo, em 1981, a convite da própria Fundação e nunca me ocorreu fazer essa ligação. Sempre a aprender. Obrigado!

Ratão: Não fiz qualquer confusão entre os Beat Brothers (Beatles) que gravaram com Tony Sheridan e os Beat Brothers (não Beatles) que também gravaram com Tony Sheridan.

O assunto está mais do que estudado e sabe-se bem o que os Beatles (Beat Brothers) gravaram com Tony Sheridan (ou sem ele) e o que não gravaram.

Um dia voltarei ao assunto.

Se bem que de difícil leitura e/ou consulta, considero que a bíblia nesta matéria é "The Beatles From Cavern To Star-Club", de Hans Olof Gottfridsson, de 1997, que até inclui um EP.

LT

ié-ié disse...

Os Beat Brothers de Tony Sheridan eram formados por Colin Melander, Roy Young, Rikki Barnes, Jimmy Doyle e Johnny Watson.

LT

ié-ié disse...

Eu acho que os "Beatles" só gravaram 8 canções em Hamuburgo, mas tenho de confirmar com as fontes.

LT

ié-ié disse...

A capa (laranja) de editora só terá aparecido em Inglaterra, não na Alemanha. Pelo menos é o que diz Hans Olof Gottfridsson.

LT

Anónimo disse...

E a Polydor,tal como a Decca mais tarde, não conseguiu enxergar os talentos que ali estavam mesmo á mão e
com o quinto lugar do top ????

Custa a crer do país das lentes Carl Zeiss.

JR

Abel Rosa disse...

Mr.Ié-Ié por isso é que referi que os Beat Brothers umas vezes eram os Beatles outras vezes tambem não...quanto à capa de editora posso confirmar que também saiu na Alemanha ao mesmo tempo da capa com o Tony...