sábado, 28 de maio de 2011

SELECTA LITERÁRIA


"Selecta Literária", organização de José Pereira Tavares, Livraria Simões Lopes, 1953, 192 págs, 15$00

Foi (também) por este livro que passou a minha educação nos anos 50/60 no Liceu Normal D. João III, em Coimbra, actual Escola Secundária José Falcão.

Já agora, a Selecta tinha textos de Almeida Garrett, Alexandre Herculano, António Feliciano Castilho, Rebelo da Silva, Faustino Xavier de Novais, João de Lemos, Arnaldo Gama, Soares de Passos, Camilo Castelo Branco, Oliveira Martins.

Também de João de Deus, Júlio Dinis, Pinheiro Chagas, Gonçalves Crespo, Eça de Queirós, J. Simões Dias, Ramalho Ortigão, Teixeira de Queirós, António Cândido, Guerra Junqueiro, Trindade Coelho, Fialho de Almeida, Augusto Gil.

Ainda Raul Brandão, António Nobre, Afonso Lopes Vieira, Antero de Figueiredo, Júlio Dantas, António Feijó, Aquilino Ribeiro, Correia de Oliveira, Ferreira de Castro, Fernando Pessoa, António Patrício, Miguel Torga, José Régio.

Não querendo ser retrógrado, mas já parecendo ser, digam-me lá que autores destes continuam a ser estudados nas escolas portuguesas...

2 comentários:

gin-tonic disse...

Também andei mergulhado nesta selecta e reconheço que não tivesse a sorte de alguns professores de Portgugês que fui tendo, também outros caminhos, e não seria por aqui que ficaria com o gosto pela leitura.
Alguns destes autores nunca os li outros têm nome na história mas já ninguém deles se lembra.
A selecção é tendenciosa, outra coisa não seria de esperar, e se por lá está o nome de Ferreira de Castro é apenas para que o ramalhete não causasse muito ruído.

Karocha disse...

eheh LT

Também estudei por ela!