quarta-feira, 25 de maio de 2011

PERSONA NON GRATA


"Persona Non Grata", Sérgio Ribeiro Soares, Fonte da Palavra, 2011, 116 págs, € 14

"Balada tropical", este livro do jornalista Sérgio Soares, ex-director de Informação da TVI e ex-chefe de redacção da Agência Lusa, conta as vivências do repórter por terras de Angola, de onde é natural e de onde foi expulso como persona non grata nos anos 90.

A acusação era a de "atentar contra a ordem pública estabelecida".

Custou-me imenso ser "expulso" da minha própria terra por um regime que contava nas suas fileiras com centenas de pessoas que tinham nascido no Zaire, na Zâmbia ou no Congo. Eu, que nascera no coração de Angola, era expulso!, escreve o autor.

Sérgio Soares foi o primeiro jornalista ocidental que o regime marxista angolano creditou em Luanda.

No território viveu as guerras, a retirada cubana, a vida atribulada do general cubano Ochoa, proscrito por Fidel Castro e são esses relatos que escreve.

1 comentário:

Camilo disse...

Dois anos depois... fui eu, mais a família, evacuados para Brazaville... antes que me cortassem o pescoço..."apenas" porque era/sou UNITA!!!