sexta-feira, 22 de abril de 2011

MORREU JOÃO MARIA TUDELLA


João Maria Tudella, criador do clássico "Kanimambo" ("obrigado" em português), morreu hoje em Lisboa, aos 81 anos, na sequência de um AVC.

O corpo fica hoje em câmara ardente na Basílica da Estrela, a partir das 18H00.

Sábado será rezada missa às 15H30, saindo o funeral às 16H00 para o cemitério do Alto de S. João.

Reacções:

Lembro-me das noites de variedades na tv com os grandes nomes da canção e ele destacava-se da intensidade do Tony de Matos e do temperamento fogoso do Artur Garcia pela delicadeza e humor que punha na voz. DEP (Descança em Paz) - Né Ladeiras, Facebook.

O Zé Freire ( já falecido, também) contou-me muitas histórias dos tempos do Rádio Clube, ligadas ao João Maria. Posso dizer, com orgulho, que tive a honra e o gosto de ser seu amigo e gostava muito dele. E, como tive oportunidade de lhe contar, o "Kanimambo" foi a primeira canção que cantei em público, com cerca de 8 anos, lá na minha cidade de Évora, num espectáculo no Ginásio do Seminário! Sinto uma grande tristeza - António Pinto Basto, Facebook.

Somos amigos de sempre. Lamento imenso esta notícia. João Maria era uma pessoa muito dinâmica, culta e de muito valor - António Calvário, Lusa.

Que notícia! Ainda há dias tínhamos falado. Vou ter muitas saudades dos seus telefonemas... - Alice Vieira, Facebook.

Vou levar o Kanimambo... e ficam muitas saudades do Zé Maria Tudela - Fátima Campos Ferreira, Facebook.

Morreu o João Maria Tudella. Grande cantor - o "Sinatra à portuguesa", como diz o João Braga - infelizmente popularizado por uma única canção, "Kanimambo". Mas um cantor com um vastíssimo repertório. Deu voz a alguns dos maiores poetas, de Fernando Pessoa a Manuel Alegre. Homem de mil e uma vidas, monárquico e aventureiro, assinou uma História Pessoal absolutamente extraordinária. À Família enlutada, uma palavra: Coragem! - António Macedo, Facebook.

Paz, meu amigo. Gostei muito de te conhecer. Vou fumar um charuto à tua memória e beber um bom tinto. Pelo que conheci de ti, sei que gostas desta maneira de te recordar para sempre. Kanimanbo! - Guilherme Leite, Facebook.

Kanimambo com letra do meu tio avô Vasco de Matos Sequerira. E assim vai desaparecendo a nossa memória colectiva - Gustavo de Matos Sequeira, Facebook.

RIP - Miguel Ângelo, Facebook.

Conheci João Maria Tudella em casa do Carlos Mendes. Soube há dias que estava muito acabado. Encontrámo-nos muitas vezes no clube de ténis, mas as conversas nunca passaram da circunstância. Ou então na Óscar Monteiro Torres, onde ele morava, isto quando lá ia por causa de outro vizinho, o Luís Villas-Boas, outro que já vai. E assim vão desaparecendo os amigos! - Sérgio Ferreira Borges, Facebook.

Estivémos juntos na 3ª feira, 19/4. Um Senhor. E parecia bem. Acompanhámos o João Maria Tudella em Viseu nos 60s. Paz - Tubarões, Facebook.

3 comentários:

Karocha disse...

Também o conheci,um Senhor Notável!
Paz há sua alma.

filhote disse...

Também tive o prazer de o conhecer. Que descanse em paz.

Reinaldo Amarante disse...

Não o conheci pessoalmente, nem lhe encontrei grande voz (curtinha...), mas foi criador de grandes êxitos populares no seu tempo, a maioria dedicada ao seu Moçambique. Por alturas do 25 de Abril, quis apanhar o comboio mas não conseguiu, fez a sua travessia do deserto e regressou mais tarde, em grande, naqueles programas realizados no Casino Estoril. Descanse em Paz.