sábado, 16 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO SOBRE JOSÉ AFONSO


Uma exposição sobre José Afonso, "Desta Canção Que Apeteço - Obra Discográfica de José Afonso 1953/1985", é inaugurada hoje, às 21H30, na Biblioteca Municipal de Grândola, numa organização da Associação José Afonso.

Trata-se do resultado da pesquisa levada a cabo pela Associação sobre toda a obra discográfica de José Afonso, desde a edição, em 1953, do seu primeiro registo fonográfico, nos estúdios da Emissora Regional de Coimbra, até 1985, data do seu último disco: "Galinhas do Mato".

O trabalho que se apresenta é o trabalho possível perante um objecto de estudo revestido de alguma complexidade, complexidade resultante de uma obra que atravessa períodos onde o rigor informativo que as editoras colocavam nos seus discos, em particular nos EPs, deixa bastante a desejar.

A recuperação do rigor a tantos anos de distância não foi tarefa fácil, exigindo um aturado esforço de investigação e, sobretudo, de comparação de fontes, embora muitas delas atraiçoadas pela memória e pela perpetuação de erros na atribuição de datas e autorias de letras e músicas.

A exposição conta com testemunhos escritos e vídeos de companheiros que gravaram com José Afonso, como Levy Baptista, Rui Pato, Paulo Alão, José Mário Branco, Michel Delaporte, José Luís Iglésias, Octávio Sérgio, Carlos Zíngaro e Júlio Pereira.

Na inauguração, António Ataíde e Rui Pato dão um concerto.

A Exposição está patente até ao dia 02 de Agosto.

1 comentário:

JT disse...

A RTP vai transmitir, brevemente, "Maior que o pensamento, um documentário de Joaquim Vieria sobre o ZECA

O rol de convidados é impressionante

Basta ver o seguinte video (Zeca numa palavra)


http://www.youtube.com/watch?v=Vkk4d99poC8