quarta-feira, 16 de março de 2011

MORREU MORENO PINTO


Morreu Moreno Pinto, um dos mais celebrizados técnicos de som portugueses que esteve ao leme, por exemplo, do primeiro disco yé-yé nacional de sempre.

José Manuel Moreno da Cruz Pinto tinha 77 anos.

Moreno Pinto começou a sua carreira na Rádio Renascença nos anos 50, passando depois para os estúdios de gravação e, finalmente, esteve na RDP, que deu hoje a notícia da sua morte.

Pela sensibilidade e mestria técnica de Moreno Pinto passou o som de muitos artistas portugueses, sobretudo nos anos 60 e 70.

7 comentários:

bissaide disse...

Também soube da notícia hoje aos microfones da Antena 1, sem referência à data. Um nome que ficará para a posteridade!

Abel Rosa disse...

habitou muitos dos nossos discos, boa viagem companheiro!

daniel bacelar disse...

Meus amigos
Não fazia a mínima ideia da morte do meu amigo (amigo de todos nós rapaziada dos anos 60)Moreno Pinto que era um verdadeiro PAI para todos nós.
A sua paciência e enorme qualidade como técnico (fazia maravilhas com as velhas AMPEX nos estúdios da R.R.)
Será sempre recordado com imensa saudade por todos nós como representante de uma época que não volta.
Sinto-me extraordinariamente orgulhoso por o nosso LUIS ter utilizado uma fotografia em que constava o nosso Moreno,eu e três dos Gentlemen exactamente nos estudios da R.R.ouvindo o resultado (como sempre surpreendente tecnicamente falando)de uma dessas sessões de gravação para a 23ª HORA de outro velho amigo João Martins que infelizmente também já não está entre nós.
Que descanse em paz,e será um dia um verdadeiro prazer rencontrá-lo bem com outros grandes amigos que já não se encontram entre nós

Caínhas disse...

Todos queriam ir à RR, gravar com o Moreno Pinto. Era dos melhores, senão o melhor.

Unknown disse...

Daniel Bacelar, chamo-me Vasco Neves, e sou enteado (filho) do único irmão de Moreno Pinto, Carlos Moreno Pinto ou Moreno Pinto Junior como lhe chamavam na altura. Tive a honra de partilhar algum tempo da vida de Moreno Pinto até porque acabou a vida aos cuidados da minha mãe.
O meu padrasto faz questão de dizer que se alguém quiser falar com ele acerca do 'Zé', está disponível e podem entrar em contrato connosco a partir e-mail, vasco_rmn@msn.com.

Unknown disse...

Daniel Bacelar, chamo-me Vasco Neves, e sou enteado (filho) do único irmão de Moreno Pinto, Carlos Moreno Pinto ou Moreno Pinto Junior como lhe chamavam na altura. Tive a honra de partilhar algum tempo da vida de Moreno Pinto até porque acabou a vida aos cuidados da minha mãe.
O meu padrasto faz questão de dizer que se alguém quiser falar com ele acerca do 'Zé', está disponível e podem entrar em contrato connosco a partir e-mail, vasco_rmn@msn.com.

Edutec - Formação Técnica disse...

Gostaria de entrar em contacto com Vasco Neves familiar de Moreno Pinto ou alguém que tenha informação, isto porque estou a fazer um trabalho sobre Moreno Pinto e Hugo Ribeiro, os dois primeiros engenheiros de som em portugal. Por gentileza contactem-me para: audiogenio@gmail.com . Obrigado