domingo, 28 de novembro de 2010

MY FAIR LADY


CBS 32043

O cinema é sempre uma festa, mas nunca o foi tanto como naqueles anos sessenta, a glória das salas escuras, em que ir ao cinema era como um acto litúrgico, quando o cinema era “com” e não “de”.

O deslumbramento de uma sala como a do “Monumental”, que foi demolida por decisão desse democrata-cristão, ou vive-versa, Krus Abecasis, personagem de triste memória para a cidade.

Condições únicas de projecção, cadeiras confortáveis, a magia de “My Fair Lady”, o esplendor de Audrey Hepburn: “Durante muito tempo, mulheres assim metiam-me algum susto. Não sei se tinha medo de as partir a elas, ou elas que me partissem a mim”, para citar João Bénard da Costa em “Muito Lá de Casa”.

Sempre bonita em todos os filmes em que entrou. Mas nunca tanto como neste filme de George Cukor. Desfazia-se o casamento de Audrey com esse traste ciumento que foi seu marido e se chamava José Ferrer, e, trabalhando até á exaustão, reinventou Eliza Doolitle.

Sabe-se que a Academia de Hollywood é um ninho de lacraus, mas nesse ano de 1964 esmeraram-se. O filme recebeu doze nomeações para Óscares, ganhou oito, e conseguiram a proeza de, em quatro nomeações de representação, não terem incluído Audrey Hepburn.

Numa carta a George Cukor, que se pode ler na autobiografia de Audrey Hepburn, escrita por Donald Spoto, a actriz desabafa com o realizador:

“Acho que não sou a única que não está às escuras. Parece-me tudo muito simples – a minha interpretação não foi das melhores. Acredito firmemente que, se fosse verdade que alguém se queria vingar do Jack Warner ou de mim, ou queria assegurar o Óscar à Julie Andrews, os seus sentimentos seriam automaticamente postos de lado se o meu esforço tivesse sido digno. Como “My Fair Lady” significou tanto para mim, esperava secretamente uma nomeação, mas nunca contei com um Óscar. Assim, estou desiludida mas não surpreendida como os meus amigos parecem estar".

Não mais voltou a ver “My Fair Lady” naquelas fabulosas condições de exibição do “Monumental”, mas guarda a clara e gritante gargalhada da Aida, a ecoar pela sala, quando naquela deslumbrante cena das corridas de Ascot, Eliza dispara aquele “mexe-me esse cu velha pileca!”.

Colaboração de Gin-Tonic

4 comentários:

Karocha disse...

O que eu me deliciei com esse filme!
E deu o melhor Holmes de sempre.

Teresa disse...

Peço desculpa pela correcção: o marido de Audrey Hepburn chamava-se Mel Ferrer, e não José.

filhote disse...

Texto emocionante!

Gostei do "ninho de lacraus", e da "gritante gargalhada da Aida"... eheheeh...

E, meu amigo Gin-Tonic, foi no Monumental que vi e revi "My Fair Lady". Nas reprises dos anos 70 e 80, claro.

gin-tonic disse...

Teresa, obrigado peloa correcção.
Decididamente a idade não perdoa...