sábado, 17 de julho de 2010

O NOME DAS BANDAS


"The Band Name Book", Noel Hudson, The Boston Mills Press, 2008, 336 págs.

Cortesia de Teresa Lage

2 comentários:

GPS disse...

Não há exemplos ...

Sei 2 ou 3:

a) Fine Young Cannibals - será nome (parcial) de um filme

b) Beatles - tem origem em Beetles

Consultando o wikipedia:

a) Echo + the bunnymen

name:

We had this mate who kept suggesting all these names like The Daz Men or Glisserol and the Fan Extractors. Echo and the Bunnymen was one of them. I thought it was just as stupid as the rest.

b) Yes

O nome foi sugerido por Banks com a ideia de que seria uma palavra que se iria se destacar nos posters publicitários. De acordo com Anderson, o nome foi aceite por ser uma palavra positiva.
Banks came up with the three letter name, with the rationale that it would stand out on posters.

c) Husker du

Nome de um jogo (nome dinamarquês)

gps disse...

Nomes de grupos portugueses

http://mp2000.no.sapo.pt/nomes.htm

Exemplos

a) GREEN WINDOWS - «Um produtor inglês que estava cá, foi ao Museu das Janelas Verdes, achou graça aos nome e baptizou-nos de Green Windows» (TZB/DNA)

b) JEL - Alcunha que vem dos seus tempos da adolescência pois usava muito "gel" no cabelo.

c) KIKA - O seu pai chamava-se Leonel Santos mas era conhecido como Kikos.

d) LEGENDARY TIGER MAN - Homenagem a Rufus Thomas Junior e Legendary Stardust Cowboy e porque achava que o projecto necessitava de um nome algo grandioso para se abrigar pois está demasiado exposto nele. (Paulo Furtado / Mondo Bizarre)

e) MÃO MORTA - «O nome "surgiu numa aula de Direito das Sucessões, a propósito dos "bens de mão-morta", propriedades sem sucessores no seu direito de propriedade e que eram subtraídas à circulação para ficarem pertença da Igreja"."Remetia-nos para Braga, cidade desde sempre ligada à Igreja. E por outro lado, tinha o lado lúdico da cançoneta infantil, que retratava bem o espírito com que nos associávamos. Por fim, bónus não negligenciável, retratava a nossa visão política sobre a arte e a criação: a mão, instrumento criador do Homem, morta!".»(ALC/JN)

f) PAULO GONZO - O seu verdadeiro nome é Alberto Paulo. A alcunha Gonzo é devida à personagem da série "Marretas".

g) QUARTETO 1111 - '1111' era o nº de telefone da casa de Michel Pereira, um dos elementos do grupo. Nos anos 60, os nºs de telefone não tinham nove algarismos.

h) RÃO KYAO - «Praticamente toda a gente me trata por Rão desde miúdo porque quando nasci o meu irmão mais velho não conseguia dizer João e chamava-me Rão. O Kyao foi uma cantora minha amiga que mo deu. Como soava bem e sou um pouco ligado ao oriente, fiquei Rão Kyao.»

i) SÉTIMA LEGIÃO - Nome da legião romana enviada à Lusitânia (séc. I).

j) SITIADOS - O nome foi adoptado de um tema dos Mão Morta.

k) TANTRA - Apesar de Manuel Cardoso ter praticado 'Tantrismo', o nome 'Tantra' foi escolhido por ser universal.

l) THE WRAY GUNN - Link Wray foi o pai da distorção da guitarra eléctrica. Peter Gunn é uma personagem de cinema, a banda sonora do filme é da autoria de Henry Mancini.