sábado, 24 de julho de 2010

MAIS SEGREDOS DO ROCK PORTUGUÊS


Esta é a Orquestra Ligeira do Orfeon Académico de Coimbra, formada por António Portela, Joaquim Caixeiro, Rui Ressurreição, José Cid e Daniel Proença de Carvalho (1958-1960).

São 24 minutos e 38 segundos de ensaio que José Cid teve a cortesia de me oferecer.

A maioria das canções são versões de clássicos, mas há uma canção original, "Coimbra Antiga", uma das primeiras compostas pelo autor de "A Lenda De El-Rei D. Sebastião".

Coimbra antiga
Junto ao Choupal em flor
Cidade amiga
Onde encontrei o amor
Junto ao Mondego sem par
Sombras a passar
Cidade a subir
E um estudante a cantar
À luz do luar
Eu vou partir
Mas levo em mim
Adoração e saudade
Como recordarei
A tua Universidade


José Cid revelou-me também que a sua primeira composição de sempre se chama "Andorinha", mas que nunca chegou a gravá-la e que a sua primeira composição gravada chama-se "Comboio", na interpretação dos Álamos.

José Cid garantiu-me também que não existem gravações dos Babies, primeiro grupo yé-yé português, nem da versão original de "A Lenda De El-Rei D. Sebastião", cortada pela Censura, com o verso inicial "Fugiu de Alcácer Quibir".

Uma surpresa: José Cid tem uma nova e fantástica canção, "Cavalos de Fão", construída sobre "Homburg", dos Procol Harum.

Luís Pinheiro de Almeida

1 comentário:

João Pedro disse...

É sem dúvida um cd muito interessante. Quando li que era dos Babies, duvidei logo,pois pensei tratar-se sim desta gravação...

Gosto particularmente das versões em francês...

"Coimbra antiga, junto ao choupal em flor, Cidade amiga, onde encontrei o amor"

Como deve calcular também tenho a honra de ter tal gravação que preservo religiosamente, também oferta do artista.

JP