terça-feira, 25 de maio de 2010

FÁTIMA MORAIS


Este é o primeiro EP, editado em 1970, da senhora minha tia. No ano seguinte, lançou mais dois EPs e ficou-se por ai. Nos almoços de família revelou-se a razão pela qual abandonou tão promissora carreira.

O meu tio tinha dificuldades em tolerar os piropos do público masculino.

Não eram raras as vezes ver a artista no palco a cantar o "Queijo Saloio", o "Ás do Volante" ou outras pérolas do nacional-cançonetismo e o marido à porrada na plateia… belo!

E parece que assim foi... para proteger os fãs do marido, ou vice-versa, abandonou os palcos e dedicou-se à familia que não muito depois passou de 2 para 3 membros.

Bem haja aos dois.

Colaboração de Pedro Brandão, em Ankara

10 comentários:

gin-tonic disse...

Um história girissima, bem à moda antiga.
Já não há disto meus caros.
Agora pensem quantas e quantos passaram ao lado de possíveis grandes carreiras por causa desse tique ´quase inultrapassável que dá pelo nome de ciúme?
Porrada e damas ao bufete.
Very tipical!
É por estas que o Ié-Ié, como o Barnabé, é diferente dos outros.
Um abraço até Ankara.

. disse...

Ainda há dias o Prof. Machado Vaz relembrava que a sua mãe, a cantora Maria Clara, tinha abandonado a carreira por sua vontade e não por vontade do marido que foi muitas vezes injustiçado.

João Silva disse...

Sou da Figueira da Foz, vivi muito próximo da Fátima, conheci praticamente toda a sua familia.

O pai e o irmão (com quem me dava melhor), já falecidos;
a irmã mais nova quer me parecer que também já faleceu;
da mãe não sei nada;
e da Fátima... recordo que foi muito cedo para Lisboa, aparecendo por aqui algumas vezes - fins-de-semana ou férias... até que agora vi este post... que gostei de recordar.

gabalara disse...

Ola Joao Silva,
A minha avo faleceu a uns 15 anos. Num curto espaco de 6 meses (em 2007/08) a minha tia perdeu a irma (minha mae), o irmao e o pai.
Tempos dificeis
Um abraco
Pedro Brandao

João Silva disse...

Pois é, Pedro. Só agora percebi que és filho da irmã da Fátima, que também conheci bem. Realmente o azar bate-vos à porta em tão pouco tempo.

Também tenho uma ideia muito vaga do teu pai. Quem conheço muito bem é o teu avó o Brandão Fotógrafo - como era conhecido na Figueira nos tempos em que exercia a actividade na loja da Praça Velha.

É vida, um abraço e tudo bom para vós!

Maria disse...

Também me lembro muito bem da Fátima. Também sou da Figueira.

jordias disse...

Olá,
O meu pai, Dino Rodrigues, participou num espetáculo com a Fátima Morais em Figueiró dos Vinhos. Sei que foi em 27 de Julho mas não sei o ano. Você sabe?
Participaram também Hermínia Silva, Daniel Garcia, imitador, Manuela Terenas, o conjunto musical Napolitano e a locução foi de Fernando Ruas.
Sei também que foi após a Fátima ter ficado em 2º lugar no Festival da Canção Popular da Figueira da Foz.
Precisava muito saber o ano pois estou a completar o blog que fiz em homenagem ao meu pai com muito espólio musical em dinorodrigues.blogspot.com.
Obrigado
Jorge Dias
lavradio@gmail.com

Anónimo disse...

Olá Sr. Jorge!
Sou filha da Fátima Morais.
Vou certamente indagar junto da minha mãe a informação que pretende.

Os meus cumprimentos.

jordias disse...

Obrigado. Pode mostrar-lhe o cartaz do espectáculo aqui https://dinorodrigues.blogspot.com/p/cartazes-e-programas-de-espetaculos.html?m=1

Anónimo disse...

Claro que sim.
Sei que a minha mãe era muito amiga do seu pai e que gostava muito dele.
Logo, já falo com ela.

Obrigada e um beijinho.