quinta-feira, 20 de maio de 2010

EXILE ON MAIN STREET


PROMOTONE B.V. - 273429-5 - 2010

Não discuto a bondade desta obra dos Rolling Stones. Sou dos que pensam que há mais fama do que proveito.

Mas lá que esta edição é deliciosa, lá isso é.

Além do alinhamento original , há 10 inéditos: "Pass The Wine (Sophia Loren)", "Plundered My Soul", "I'm Not Signifying", "Following The River", "Dancing In The Light", "So Divine (Aladdin Story)", "Loving Cup" (alternate take), "Soul Survivor" (alternate take), "Good Time Women" e "Title 5".

O booklet (que é difícil de tirar) só tem fotos e informação sobre cada uma das das faixas. Não tem, por exemplo, os postais originais.

"Following The River" é uma belíssima balada à Rolling Stone!

9 comentários:

JT disse...

Mais canções com referência a alguém, neste caso à Sophia Loren e ao Aladino

filhote disse...

Deliciosa mesmo, é a versão Superdeluxe de "Exile" que já encomendei. Caixa de um luxo asiático, contendo 3 LPs, 3 CDs, 1 DVD, 1 livro de capa dura, poster e postais. Na senda da magnífica reedição de "Get Yer Ya-Ya's Out".

Já ouvi "Plundered My Soul" e "Following the River"(www.rollingstones.com), e embora tenha gostado, as canções soam-me demasiado desfasadas do contexto "Exile On Main Street".

Não admira. Para além de existirem dúvidas sobre a cronologia das bases instrumentais utilizadas - podem pertencer a sessões de gravação anteriores ou posteriores a "Exile" -, foram regravadas guitarras, coros, e a voz principal (letras escritas "agora" por Jagger).

Para mim, "Exile on Main Street" é o verdadeiro álbum maldito dos Stones. Pela atmosfera sonora, contexto histórico-social, e persistência do "mundo inteligente" em elevar a obra a uma dimensão mítica.

Melhor disco dos Rolling Stones? Na minha modesta opinião, nem de perto nem de longe. Considero "Exile" um bom duplo LP, com os seus momentos mágicos ("Sweet Virginia", "Rocks Off", "Let It Loose"...), mas não tão inspirado e criativo como os discos que verdadeiramente definiram o som dos Stones.

Mick Jagger, apesar de promover e elogiar esta reedição, continua a não ser fã de "Exile", considerando-o um disco "confuso" e "amador"...

ié-ié disse...

Do meu ponto de vista, não merece esse investimento, mas isso sou só eu a pensar.

LT

filhote disse...

Ponto de vista aceite, Ié-Ié. O problema é que sou coleccionador profissional, aka, completista, dos Rolling Stones.

josé disse...

Estou tentado.

Quem quiser ler a história do making of Let it Be, pode ler a Guitar World de Junho, com 11 páginas de texto sobre o assunto. Imperdível.

O Exile, mesmo com imagem de Keith Richards da capa, só tem dez...

ié-ié disse...

Tens o promo português de "Following The River"?

LT

filhote disse...

Não tenho e QUERO!!!!!!!

Aliás, ando também desvairado para conseguir o single "Plundered My Soul", em vinil.

josé disse...

Li hoje no Público a crónica de João Lopes a esta reedição dos Stones.

Não há uma ideia original, um laivo de interesse em ler uma crónica assim.

Vê-se que leu a Mojo, a Uncut ou outras assim e debitou o fluido escrito vertido nessas revistas especializadas.


Talvez assim fosse na crítica musical que havia dantes, no Mundo da Canção, no Musicalíssimo, no Sete ou na Música & Som.
Mas...caramba!
Foi preciso vir o Miguel Esteves Cardoso escrever de modo original nos final dos setenta para lermos alguma coisa de jeito na escrítica pop e desde então...nada. Niente. Rien ne va plus.

As crónicas musicais actuais assemelham-se a press releases.

ié-ié disse...

é verdade, a crítica portuguesa nunca foi muito original.

LT