domingo, 28 de fevereiro de 2010

JOÃO DE FREITAS BRANCO


João de Freitas Branco é hoje evocado em Lisboa, no Palácio Foz, às 18H00, numa sessão em que intervêm a soprano Ana Paulo Russo e o pianista Francisco Sassetti.

Haverá ainda intervenções oratórias de João Maria de Freitas Branco e José Casanova, do PCP.

O PCP, que organiza a sessão, pretende assinalar os 20 anos da morte de João de Freitas Branco e os 40 anos da reforma do teatro de ópera, de que o musicólogo foi um dos principais impulsionadores.

7 comentários:

JC disse...

Lembro-me bem dos seus programas na RTP e da grande surpresa quando soube ser militante do PCP.

gin-tonic disse...

Tem uma admiração sem limites por homens como João de Freitas Branco.
A sua competência, o gosto pela divulgação do conhecimento, o seu exemplo civico levaram a que Marcelo Caetano, mesmo sabendo que ele era um opositor ao regime, o tivesse nomeado Director do Teatro São Carlos.
Apesar de um final de tarde de forte chuva, o Salão Nobre do Palácio Foz encheu-se para a evocação a João Freitas Branco.
Ouviu-se Mozart que João de Freitas Branco dizia ser quem mais rapidamente o punha bem disposto. Ouviram-se palavras comovidas sobre este homem de uma humildade dificil de encontrar, uma maneira mozartiana de estar na vida, como dizia António Vitorino de Almeida, um sportinguista que não hesitava em acompnahar ao Estádio da Luz o neto, benfiquista ferrenho e vibrar
com os jogos, um homem de formação clássica que comprou ao neto os seus primeiros discos de rock.
São estes homens que marcam um País.
JC: João de Freitas Branco foi militante do Partido Comunista nos anos 40/50 e saíu, não em ruptura com Partido, mas por motivos de ordem pessoal e profissional e que não lhe permitiam dar ao Partido o tempo que ele entendia que devia dar.

filhote disse...

Obrigado por lembrarem o meu querido avô.

Gin-Tonic: o meu tio João Maria, protagonista na citada evocação, também é fervoroso benfiquista. Com ele, partilhei jornadas gloriosas no Estádio da Luz.

Abs

Karocha disse...

Filhote
Foi professor no liceu Camões?

filhote disse...

Quem? Eu ou o meu avô?

Eu não fui. O meu avô, talvez, é possível...

Karocha disse...

O Seu avô filhote.
Foi professor do meu ex no Liceu Camões!

filhote disse...

Atenção: existe um erro no texto do post. O pianista não foi o meu primo Bernardo, mas sim, o irmão Francisco Sasseti.

Quando li, estranhei, porém, quis ter a certeza antes de alertar. O Bernardo é um extraordinário pianista, mas não da área clássica.

Abs