domingo, 21 de fevereiro de 2010

BABBACOMBE LEE


Álbum de conceito único, construído em torno da história da vida de John “Babbacombe” Lee, um assassino condenado na era vitoriana. A história de Lee, a sua pobreza na infância, o seu tempo na Marinha Real, a sua condenação a trabalhos forçados e do fracasso da forca três vezes, é contada uma a uma. Todas essas canções são originais.

01. John's Reflections on His Boyhood, 02. This Was the Happiest Period in His Life (John Lee) 03. Tragedy Now Strikes Hard (Breakfast In Mayfair) 04. John Was Hardly More Than a Bewildered Observer At His Trial 05. When It Comes, He Cannot Sleep (The Hanging Song)

Esta é história verdadeira de um dos eventos mais famosos da história Vitoriana - o assassinato de Emma Ann Whitehead Keyse pelo seu empregado John Henry Lee, na aldeia de Babbacombe, em Inglaterra.

No sábado 15 de Novembro de 1884, a idosa solteira Emma Keyse foi encontrada brutalmente assassinada com golpes na garganta e cabeça e o corpo queimado.

Nenhum objecto de valor tinha sido roubado nessa noite, de modo que o motivo seria o silêncio da vítima por algum motivo.

John Lee tinha sido servo em The Glen (residência de praia de Emma Keyse) desde o abandono da escola e em 1879 deixou para se juntar à Marinha Real. John Lee retornou a Torquay para trabalhar como lacaio, mas foi condenado por roubar o seu empregador.

John Lee foi libertado da prisão em 1984 e voltou para The Glen.

John Lee foi a suspeita inicial, sendo o único homem em casa no momento do assassinato.

Embora circunstancial, a prova foi o suficiente para tentar convencê-lo de um assassinato, a que ele reclamou a sua inocência “a razão que eu sou tão calmo é que confio no Senhor e ele sabe que eu sou inocente” - John Lee para o Juiz no seu julgamento.

Na verdade, parece ser intervenção divina no dia da execução de John Lee .

Ele foi condenado à forca em 23 de Fevereiro de 1885. James Berry, o carrasco, testou a armadilha no cadafalso e verificou que ela abria com sucesso de cada vez.

Três vezes eles tentaram, três vezes ela falhou.

A execução foi adiada e a pena foi comutada para trabalhos forçados.

“Seria um choque para o homem que teve de pagar três vezes pela agonia da morte” - Sir William Harcout, ministro do Interior.

John Lee foi libertado depois de cumprir 22 anos. Os boatos são abundantes sobre o seu paradeiro após a libertação.

Ian Waugh revela mais uma prova que traz um novo suspeito do crime.

Reginald Gwynne Templar era um visitante frequente de “The Glen”. Templar escreveu a John Lee pela manhã, após o assassinato, oferecendo os seus serviços como advogado, isso era estranho porque Templar era um amigo da vítima e igualmente estranho que ele tenha ouvido sobre o assassinato tão rapidamente.

Embora haja pouca evidência para provar que Templar era o assassino. Alega-se que Lee foi o único homem em casa, no entanto Lee disse que o advogado Templar estava na casa naquela noite.

Uma campa anónima que se julga ser de John Lee é tudo o que resta para marcar a existência bastante triste do homem que com razão ou não pagou pela morte de Emma Keyse.

John Lee nasceu em Abbotskerswell, Devon, Inglaterra, em 1864 e morreu a 19 de Março de 1945 em Milwaukee, Wisconsin, EUA.

Fontes: Ian Waugh

Edição de Humberto Polido

1 comentário:

Unknown disse...

O disco de vinil tem os factos (e datas) todos contados, bem como as letras das canções, o CD é muito limitado no texto, pelo menos o meu.
Este disco é ser perfeitamente conhecido dos mais entendidos, já tem uns anos, mas vale sempre a pena falar dele.
Conta uma historia real