quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A MÚSICA É PARA ISSO MESMO...


Este EP dos Stones é um sobrevivente de muitos combates: bailes de garagem, festas diversas, audições épicas em que a música que nos ia chegando era avidamente desfrutada e partilhada.

O disco, apesar de ter sido ouvido vezes sem conta, está em bem melhor estado que a capa.

Suponho que não passará nenhum dos critérios dos coleccionadores, mas deu muito prazer, a muita gente, durante muito tempo.

E, afinal, a música é para isso mesmo...

Colaboração de Queirosiano

15 comentários:

Jack Kerouac disse...

Ora aqui está um verdadeiro disco com história, isto é que devia ser peça de colecção, pois foi uma peça que cumpriu o objectivo para que foi criada, e deve ter assistido a muitas estórias.

ié-ié disse...

Plenamente de acordo, Jack! Este é que é um verdadeiro disco de colecção, uma pérola!!! Por isso me irritam tanto os chamados coleccionadores, por isso programei imediatamente este "post", ultrapassando tudo e todos...

LT

JC disse...

"Money" é o original de Barret Strong? Se sim, como calculo, ora que eu não sabia que os Stones a tinham gravado. Imperdoável, não é, Filhote?

ié-ié disse...

Não me querendo adiantar, mas já me adiantando (como diria o Filhote) é o mesmo "Money", só que o original é de Janie Bradford e Berry Gordy Jr. Eu sei, JC, eu sei que Vexa se estava a referir ao "original"... interpretado. eheh.

LT

josé disse...

Pois é mesmo assim. É um disco com histórias e essas é que poderiam ser contadas ( se puderem ser, claro...)

Todos gostaríamos de ler, penso eu de que.

JC disse...

E que tal uma vez por outra ler o que escrevo no meu "blog", oh Mr. Ié-Ié? A minha sapiência pop/rock estará longe de igualar a de V.Exa, eminentíssima, reverendíssima, mas às vezes até calha acertar. Ora vê lá: http://eusouogatomaltes.blogspot.com/search?q=barrett+strong
Já agora, qual a nacionalidade do EP?
Abraço

ié-ié disse...

Vou lá diariamente, meu caro, mas replico: e que tal ler o seu próprio blogue? Está lá um comentário meu.... eh, eh, eh. Eu, por mim, só sei que nada sei...

Qt à nacionalidade do blogue, só o Queirosiano poderá responder.

LT

JC disse...

Touché! Nacionalidade do EP, LT, não do "blogue". Reencaminho então para o Queirosiano.

filhote disse...

Trata-se do primeiro EP inglês dos meus queridos "animais do antigamente", editado em Janeiro de 1964 (Decca, DFE 8560, mono).

O "Money" é o mesmo que os Beatles gravaram, numa versão mais "garage", e os créditos autorais indicam Gordy Jr. Bradford...

É um EP de charneira, JC... imperdoável, de facto, não o conhecer!

E este é O EXEMPLAR! O verdadeiro MALHETE, que malhou, malhou, malhou, e ainda logrou sobreviver. Como Keith Richards, aliás...

JC disse...

Que me lembre, só tenho um EP dos Stones, Filhote, o célebre "Got Live If You Want It". O resto só singles e LPs, estes em vinil e/ou CD. edições várias. talvez seja esse o motivo de não conhecer a versão de "Money". Mas tb sou apenas um amador interessado nestas coisas e não um coleccionador ou um profissional do "ramo".
Quanto aos créditos autorais eu sabia e até escrevi um "post" s/ "Money" nas "História(s) da Música Popular" em que o citava. Mas se me referisse aqui num comentário ao tema citando só o nome dos autores apenas uma dúzia saberia do que se tratava. O resto foi aqui uma troca de impressões particular c/ o n/ comum amigo LT.
Abraço, Filhote, e obrigado.

ié-ié disse...

JC: não tens a colectânea "More Hot Rocks"? Está lá... Se quiseres, posso mandar-te ficheiro.

LT

JC disse...

Não, não tenho. Já vi agora que está lá, mas como tinha em LPs e singles (incluindo as 2 colectâneas Hot Rocks) praticamente tudo o que lá está (provavelmente, falta-me mesmo apenas o "Money") nunca comprei nem olhei para "More Hot Rocks", prova-se agora, c/ atenção suficiente. Mas já ouvi agora mesmo no You Tube. Por isso, agradeço imenso o oferecimento do ficheiro mas não vale a pena. Foi a minha surpresa e aprendizagem do mês. Agradeço-a ao Ié-Ié!

Abel Rosa disse...

Meu Caro Ié-Ié ... espero ficar de fora dessa tua irritação, até porque na verdade não sou um verdadeiro coleccionador...embora até me chamem isso. Ainda recentemente no POST do Jorge sobre os Stones ( e o enigma Zé Pedro...) cheguei exactamente à mesma conclusão...tive pena de me desfazer deste EP recentemente mas a Paixão chamou por mim....

ié-ié disse...

Tem calma, Abel, tu e o Filhote são de outra estirpe... Não vos ofendo com o epíteto de "coleccionador".

LT

Abel Rosa disse...

Ahhh´Mestre! Que Alívio...estou mais descansado.NÓS AMAMOS A DISCALHADA, AS CAPAS, OS MOMENTOS, OS REVOLVERS...OS GIRA DISCOS, AS GUITARRAS, AS MENINAS e AINDA esse tal de Rock'n'Roll que por mais que tentem tem sempre alguem que diz não...NÂO MORREU!