sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

EUROPA NO CHÃO


O "Público" de hoje, 22 de Janeiro de 2010, noticia a demolição do cinema Europa, em Lisboa, para o próximo mês de Fevereiro.

Em sua substituição, adianta, crescerá um prédio de apartamentos de luxo com piscina e, dependendo da Câmara Municipal, um centro cultural.

O jornal acrescenta que o alto-relevo da fachada e os vitrais no interior serão preservados.

Construído nos anos 30, o cinema Europa foi redesenhado por Antero Ferreira em 1958 e inaugurado no estado que a imagem documenta no dia 27 de Março de 1966.

Os 850 "fauteils" da sala eram os melhores de Lisboa, segundo dizia a notícia da inauguração. A cabine de projecção estava equipada com quatro máquinas, das quais duas do modelo DP-70, o mais recente da Philips. O ecrã gigante tinha 16 metros.

Em 1968, o Europa foi palco da Quinzena Pop (cinema), integrada no ciclo Popologia - Mitologia do Mundo Contemporâneo, organizado pela Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa.

16 comentários:

JC disse...

Nasci e vivi no prédio ao lado, na Rua Almeida e Sousa, que ainda hoje existe. O "Europa" é que ainda era o antigo.

Anónimo disse...

Nasci e vivi no prédio perto do europa e do mercado (Rua Coelho da Rocha), que ainda hoje existe.
O Europa faz parte cidade e do bairro de campo de ourique.
Ao abandono desde há uns anos quando deixou de ser usado como centro de produção "ao vivo" televisivo. Já em tempos aqui referi que deveria ter sido transformado num centro cultural. Mas a(s) politica(s) que temos trata a cultura ao nivel do 3º mundo.

Abel Rosa disse...

Não nasci ( ...isso foi na Estrela)
mas moro há muitos e bons em Campo de Ourique.... na Tenente Ferreira Durão ou seja muito perto do velho Europa....ainda tenho os programas de todos os filmes que por lá vi. Odeio os Condomínios de luxo nos bairros mais caracteristicos de lisboa, desculpem lá...Quanto ao Centro Cultural,espero para ver hoje em dia já não sei o que quer dizer cultura....um bar com sandes de fiambre e minis mais baratas ou bailaricos para entreter fregueses....

filhote disse...

Crime de lesa-majestade!

Foi no Europa que um filme marcou-me para o resto da vida: "Lawrence da Arábia" de David Lean. E só isso chega para que eu não queira ver o edifício desaparecer.

Caro Anónimo, não entendi o que quis dizer com "a política que temos trata a cultura ao nível do 3º mundo". A cultura do 3º mundo é pobre ou as políticas do 3º mundo são pobres? Julgo que a segunda ideia terá sido a que escolheu...

Pois bem, vivo no 3º mundo e nada vejo de pobre na cultura local e respectivas políticas culturais. Pelo menos, não tão pobre como vejo no Portugal de hoje...

filhote disse...

Errata: em vez de "como vejo no Portugal de hoje", ler "como aquilo que vejo no Portugal de hoje".

Rato disse...

Foi o "Europa" que me fez descobrir Campo de Ourique, corria o Verão de 69, e eu estava por cá em férias. O 1º filme que lá vi foi "A Grande Corrida à Volta do Mundo", uma comédia excessiva, típica dos anos 60, com o Jack Lemmon, Tony Curtis e Nathalie Wood. Era uma quarta-feira, 23 de Julho, e acho que nunca antes tinha percorrido aquelas ruas. Depois voltei, claro, muitas outras vezes.

ié-ié disse...

Vivi alguns anos em Campo de Ourique, no Jardim da Parada, e nunca necessitei de lá sair para ser feliz: tinha lá tudo: discos, livros, cinema, restaurantes, jardins, mercado, bares...

LT

DANIEL BACELAR disse...

Luis
É isso mesmo!!!!!!
CAMPO DE OURIQUE ERA UM BAIRRO QUE TINHA ABSOLUTAMENTE ....TUDO.
Estamos assistindo a pouco e pouco á detruição de tudo que tinha algum valôr e que nos dava algum prazer.
Já estou como o outro!!!!
FAÇAM O FAVÔR DE SER FELIZES!!!!!

Anónimo disse...

Caro Filhote

Talvez não tenha sido claro. A(s) cultura(s) do 3º mundo não são (nada) pobres, antes pelo contrário. Não sei em que 3º mundo vive, mas se, como diz, a cultura é aí bem tratada...então talvez não viva no 3º mundo.
Por cá a cultura é tratada muito mal, mas não só. A educação (base da cultura) está como está. A justiça, nem falar.

Já agora e caso queiram saber mais sobre o europa aqui fica:
http://soscinemaeuropa.blogspot.com

PS: Quase sou levado a concluir que a maioria dos comentadores, incluindo o autor, deste blog já passaram (viveram para ser mais preciso) por campo de ourique. Um bairro de caracteristicas únicas.

filhote disse...

Sim, sim, caro Anónimo, também já morei em Campo de Ourique, ou quase (Santa Quitéria e D.João V)...

E para responder à sua dúvida, vivo mesmo num famoso país do 3º Mundo: Brasil (Rio de Janeiro).

Por aqui, a Cultura é bem tratada. Porém, contraditoriamente, a Educação é deixada ao acaso.

Abraços!

(S)LB disse...

Ora essa, filhote!!!!!?????

Brasil, 3º Mundo?
Shame on you!

Nossa, meu! Estou injuriado!

País com enormes e desniveladíssimas desigualdades e assimetrias sociais, regionais e até estaduais, isso sim, estamos de acordo, mas país do 3º. Mundo, NUNCA!

O Brasil é a 8ª maior economia do Mundo e só o PIB do Estado de S. Paulo, que é a locomotiva do Brasil, é maior do que o da Polónia, ou da Suécia, ou da Holanda e metade do PIB de Espanha!

Só quanto a S. Paulo, que é o que mais me diz respeito, só o PIB da cidade é equivalente ao da ... Irlanda, ou Nova Zelândia, ou Perú, ou Chile, ou Venezuela! A Bovespa é a maior Bolsa de Valores da América do Sul e a BM&F é a 5ª maior Bolsa de Futuros do Mundo! Para além de ser a maior cidade do hemisfério sul, é a maior cidade da América, o maior centro financeiro da América do Sul, 16ª cidade mais rica do Mundo e como curiosidades, na cidade circulam diariamente cerca de 6 milhões de automóveis e é a cidade que tem registada a 2ª maior frota de helicópteros do Mundo!

Quanto ao Rio, relembro que moras a poucos metros e damos mergulhos juntos na Av. Vieira Souto, em Ipanema, que tem o metro quadrado mais caro da América Latina e um dos mais caros do Mundo!

A economia do Brasil, para além de ter passado incólume ao lado da crise mundial, é a economia que mais cresce dos países emergentes do BRIC (Brasil, Rússia, India e China), aliás, ex-BRIC e futuro BIC, porque a Rússia está nitidamente a perder o comboio e a ficar para trás!

Retratacção, já!

Abraço

(S)LB disse...

Ah!

Esqueci de dizer que vi, em inícios dos 70, no Europa os meus primeiros filmes de Charles Chaplin (seria um ciclo?) e declaro que, apesar de se comer bem por lá, sempre embirrei solenemente com Champ d'Oray (Campo de Ourique), será por causa do eterno problema de estacionamento?

filhote disse...

Sim, (S)LB, tudo isso é verdade, e estou totalmente sintonizado contigo.

Porém - pasme-se -, portugueses e brasileiros catalogam o Brasil como país do 3º mundo. E foi por essa mesma razão que usei o Brasil como exemplo...

(S)LB disse...

Ah, bom!

Eu sei que sim, no fundo, eles são descendentes nossos e têm os nossos hábitos: gostam de menosprezar o que é deles!

Unknown disse...

e muita gaja boa, ainda ninguem falou disso!
stone

Unknown disse...

e ainda havia lugar para arrumar o carro
stone