quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

TOP FIVE DE CINCO CANÇÔES DE (NÃO) NATAL


Nick Hornby começa assim o seu “Febre no Estádio”:

Apaixonei-me pelo futebol tal como viria, mais tarde, a apaixonar-me pelas mulheres: de súbito, inexplicavelmente, sem o menor sentido crítico, sem pensar na dor ou perturbação que me viria a provocar.

Hornby é um fanático adepto do Arsenal, cliente fiel da bancada norte de “Hughbury”, o velho estádio do Arsenal em Londres. Agora andará por uma qualquer bancada do “Emyrates Stadium”, mas onde, livremente, possa chamar nomes ao árbitro e mandar os jogadores do Arsenal àquela parte…

Hornby também escreveu “Alta Fidelidade”, que deu num filme de Stephen Ferars, com o John Cusak a fazer de Rib Gordon, o dono de uma loja, mais que falida, a Championship Vinyl, que só vende discos de vinil: “punk, blues, soul e R&B, um pouco de ska, alguns discos de independentes, algum pop dos anos 60 - tudo para o coleccionador sério".

Gordon é um chalado de fazer listas de cinco-qualquer-coisa. Aliás o livro abre com ele a fazer uma lista de namoradas: “As minhas cinco namoradas mais memoráveis de todos os tempos, que levaria para uma ilha deserta, por ordem cronológica".

E surgem os nomes das cinco pequenas.

Foi quando sorveu a última gota de gin, quando as pedras de gelo tilintaram no fundo copo, junto à rodela de limão amarelo, e a olhar o piscar das luzinhas da árvore de Natal, que lhe deu, à boa maneira de Rib Gordon, para elaborar uma lista de cinco canções de Natal que não são propriamente de Natal mas que ele entende que são:

1) If I Should Fall From Grace With God – The Pogues
2) Innocent When You Dream (Barroom) – Tom Waits
3) Like An Angel Passing Through My Room – Anne Sofie Von Hotter
4) Smile – Nat “King” Cole
5) Love Been Good To Me – Frank Sinatra

Como não sabe se voltará por estes dias, deixa aqui os votos de um Bom Natal.

SE possível…

Colaboração de Gin-Tonic

4 comentários:

Jack Kerouac disse...

"Highbury" "Highbury" "Highbury"

JC disse...

1. Sou um dos felizardos que assisti a um jogo em Highbury,por acaso um Arsenal-Inter. Duvido que o Emirates (é igual ao Estádio da Luz)consiga manter o mesmo ambiente daquele caixote para 40 000 pessoas.
2. O filme é bem engraçado e recomendo uma encomenda à Amazon.

Bom Natal

filhote disse...

1. A propósito de "Febre no estádio", só faltou transcrever a passagem que narra uma noite infernal no Estádio da Luz...

2. JC: o filme é bom, de facto - tal como os deliciosos extras que figuram no DVD -, mas, lamentavelmente, a acção foi transportada de Londres para Chicago. Enfim, perdeu-se algum do humor britânico contido no livro, e aquela atmosfera londrina, tão única, de "submundo do vinil".

gin-tonic disse...

Também um certo 3-1, Eriksson time, com Rui Costa a back direito. E o NicK Hornby estava lá a ver no velho peão de Highbury...
mais aquele fabuloso golo do Isaías...
Há jogos que deviam existir em DVD... para memória futura...
Toda a razão caro Filhote. Um pequeno pormenor que quase consegue consegue espatifar o filme. Detalhes, como diria o outro...
Um grande abraço