sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

RAINCOATS


WE THREE - WE 2 - 2009

Fairytale In The Supermarket - No Side To Fall In - Adventures Close To Home - Off Dutty Trip - Black And White - Lola (Ray Davies) - The Void - Life On The Line - You're A Million - In Love - No Looking (Jacques Prévert)

As Raincoats, da madeirense Ana Paula da Silva, foram uma das mais emblemáticas bandas femininas independentes britânicas dos anos 70, no auge do punk rock.

Tão emblemáticas, que foram uma das bandas preferidas de Kurt Cobain, dos Nirvana.

Ana Paula da Silva chegou a Londres em 1976, onde se radicou. Conheceu Gina Birsh e ambas descobrem o punk, entusiasmando-se com Patti Smith.

No ano seguinte, em 1977, formam uma banda, escrevem as primeiras canções e tocam-nas ao vivo.

Em finais de 1978 fixam a composição da banda, inteiramente feminina, com Ana Paula da Silva (voz, teclas e guitarra), Gina Birch (voz e baixo), Palmolive (bateria) e Vicky Aspinall (voz, violino e guitarra).

No ano seguinte (1979) gravam o primeiro álbum, "The Raincoats", na imagem, para a Rough Trade, após o que se seguiram "The Odyshape" (1981), "The Kitchen Tapes" (1983), "Moving" (1983, na editora portuguesa Fundação Atlântica) e, 13 anos mais tarde, "Looking In The Shadows" (1996).

Em 1992, Kurt Cobain confessou nas notas de "Incesticide" que as Raincoats tinham sido uma das bandas que mais o influenciou e no ano seguinte, em 1993, de visita a Londres, passou pela loja da Rough Trade à procura de discos da banda da portuguesa.

Não tendo discos em stock, a loja forneceu a Cobain o endereço do antiquário onde Ana Paula da Silva trabalhava, propriedade do seu primo Manuel Castilho. Ana não reconheceu o homem dos Nirvana, mas registou o seu pedido.

Quando caiu em si, a portuguesa escreveu a Cobain, enviando-lhe os discos. Cobain intercede posteriormente a favor da reedição da obra da banda feminina e convida-a a fazer a primeira parte da sua digressão britânica. A morte impediu a realização do projecto.

Mas o sucesso da iniciativa levou à assinatura de um contrato discográfico com a Geffen, editora dos Nirvana, e à edição de "Looking In The Shadows" (1996).

A reedição da obra das Raincoats, por interferência de Kurt Cobain, acaba por ocorrer em Agosto/Novembro de 1993, com faixas-extra e um texto do próprio Cobain.

Mais informações sobre as Raincoats aqui.

2 comentários:

gps disse...

A história do (des)encontro já foi reladata

http://guedelhudos.blogspot.com/2008/01/uma-premonio-do-11-de-setembro.html

gps disse...

Errata

relatada