terça-feira, 25 de outubro de 2011

PONTE LUIZ BANDEIRA


A Ponte Luiz Bandeira, sobre o rio Vouga, em Sejães, concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, foi uma das primeiras de betão armado construídas em Portugal e é actualmente a única ainda a uso.

Começou a ser edificada no dia 10 de Junho de 1907, tendo ficado concluída no dia 14 de Setembro de 1908.

A empreitada foi dos engenheiros construtores Moreira de Sá & Malevez.

Tem um comprimento de 44 metros, com largura de 4,50. A abertura do arco é de 32 metros. Construção inteiramente de formigão de cimento armado, sistema Hennebique.

Um comentário neste blogue de Joaquín Cárcamo chamou a atenção para uma outra ponte portuguesa como sendo a primeira em betão armado:

Realmente el primer puente de hormigón armado, tambien del sistema Hennebique, construído en Portugal fué el de Mirandela, a Ponte de Vale de Meões, inaugurada en 1904.

Segundo parece, a Ponte de Vale de Meões já não existe, pelo que a de Sejães, não tendo sido a primeira, é a primeira ainda em uso.

Agradecimentos a Joaquín Cárcamo.

(Já agora, a primeira obra portuguesa em betão armado foram os silos da moagem da fábrica do Caramujo, da Aliança (bolachas), na Cova da Piedade/Almada, construída em 1897).

No 2º Congresso Nacional sobre Segurança e Conservação de Pontes, realizado em Coimbra de 29 de Junho a 01 de Julho de 2011, José Sena-Cruz e Rui M. Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho (Guimarães), apresentaram um estudo sobre a ponte.

A grande conclusão é a de que a ponte se encontra relativamente bem, sem grandes níveis de dano, face às poucas intervenções de manutenção existentes.

(agradecimentos a Henrique Pereira dos Santos)

4 comentários:

Anónimo disse...

E arrisca-se a ficar submersa com a conclusão da barragem de ribeiradio.....

Unknown disse...

Realmente el primer puente de hormigón armado, tambien del sistema Hennebique, construído en Portugal fué el de Mirandela, a Ponte de Vale de Meões, inaugurada en 1904.

Le felicito por la interesante descripción y fotografía del puente, que deseo cumpla otros 100 años.

Joaquín Cárcamo

Carlos Caria disse...

Olá a todos,
Só mais uma pequena correcção.
Não foi a Fábrica de Bolachas da Aliança no Caramujo Cova da Piedade / Almada, que foi o primeiro edificio construido em betão, mas sim os silos da moagem desta fábrica no mesmo local.
A fábrica propriamente dita foi construidade pelo proceso tradicional em alvenaria.
Hoje ambas em ruinas e em estado muito degradado, após a falência da empresa.
Abraço amizade
Carlos Caria

ié-ié disse...

Obrigado pela correcção.

LT