quinta-feira, 16 de julho de 2009

TAXI ONTEM


UNIVERSAL - 2712539 - 2009

Cairo - A Queda dos Anjos (Rosete) - Chiclete - Taxi - 1,2, Esquerdo, Direito - TV WC - Vida de Cão - Sing Sing Club (versão longa) - O Fio da Navalha - Sozinho - Meu Manequim - Hipertensão - Prazer - Lei da Selva - Às dos Flippers - Sorte na Mão - Dance Dance Dance - Goodbye Charlie - Chiklet (DJ Riot Mix)

À pala de "Amanhã", a Universal reeditou um best of dos Taxi, com uma discutível versão do clássico "Chiclete", de 2007.

Dez anos separam esta colectânea da anterior, "O Céu Pode Esperar", que tinha, a mais, "É-Me Igual", "Screamin' Love", "O Céu Pode Esperar" e uma versão ao vivo de "O Fio da Navalha" e, a menos, "Meu Manequim", "Lei da Selva" e "Às dos Flippers", do álbum de estreia "Taxi", de 1981" e "Sorte na Mão", do segundo álbum, "Cairo", de 82.

8 comentários:

Camilo disse...

Uma capa de categoria.

LSO disse...

Este disco tem realmente alguns pontos com interesse, nomeadamente, algumas faixas do álbum de estreia que ainda não tinham sido editadas em CD. Porém, bem mais interessante do que a nova versão de Chiclete seria a primeira versão de Chiclete, incluida numa demo entregue às editoras em 80. A particularidade dessa demo é que as canções estavam em inglês.

Também interessante seria recuperar o single dos Pesquisa (77) que saiu em edição de autor e que é uma raridade bem guardada. Esta foto da capa é das sessões de Salutz (1983).

O novo disco tem passado um pouco ao lado com diversas rádios a não o mostrarem. Vamos ver se "Ontem" entra no Top antes de "Amanhã"...

ynac disse...

A versão do Chiklet pelo DJ RIOT (penso que da Cool Train Crew e Buraka Som Sistema)é bastante boa.

Muito melhor que as remixes dos DR Sax (Pedro saraiva)na compilação "Portugal Remix" que remixava as versões originais.

ynac disse...

Exceptuando a compilação dos Heróis do Mar e o caso do António Variações ou Carlos Paião (por um lado) e de Rui Veloso e Jorge Palma (e poucos mais, por outro) não me lembro que sejam significativas as vendas destas compilações ou de reedições de nomes portugueses. O que é estranho quando se sabe que as vendas à data das edições desses discos foram enormes e muitas pessoas já se desfizeram dos discos em vinil.

LSO disse...

Não compreendo bem o motivo do lapso, mas, ao contrário do que afirmou o comentador das 9:19, este álbum não tem nenhum tema do primeiro LP que não tivesse sido editado em CD. :)

Aliás, a compilação "the very best of taxi" (1992) inclui os 10 temas do primeiro álbum de originais desta banda do Porto.

Para quem tenha as outras compilações em CD, os únicos motivos de interesse adicional neste disco são a versão longa do "Sing Sing Club" e o tema extra do DJ Riot Mix. É pena que não sejam incluidos temas como "Instante" ou "Vale a pena" do Salutz além de outras curiosidades mais antigas. O lado b do single "Sozinho" também seria engraçado já que se trata de uma versão em inglês desse mesmo tema.

JS disse...

O que não percebo realmente nas editoras, é o porque de insistirem em compilações sem mais valia e muitas vezes de péssimo arranjo gráfico e de selecção medíocre ou deficitária. Preferem isso em vez da reedição condigna dos álbuns originais! NO MINIMO ESTRANHO!
Os Taxi mereciam ter a sua obra toda editada em CD, em edições dignas e não em edições "budget" ou este tipo de edições tipo "Caravela", que para o actual mercado, quase mórbido, não se justificam e não leva ninguém a comprar. Estranho estas políticas!
Se pusessem os olhos nas edições que andam a fazer o japoneses e a encher-se de dinheiro com elas! Isso é que eles faziam algo de jeito!
Sabem o que eu acho:
- É impressão minha, ou que está nas editoras ainda não mudou a página do calendário?
Será que ainda vivem em 1993/1994?! A mama dos hipermercados para vender “gato por lebre” já lá vai!
Só as editoras portuguesas é que parece que ainda não se deram conta, depois dizem que estamos numa grande crise. Pudera!

filhote disse...

O 1º disco dos Táxi é de charneira.

Política editorial acertada, como salientou J. Soares, seria reeditar condignamente os discos originais - eventualmente com faixas bónus.

E também, reeditar o 1º LP em vinil. Pelo menos esse...

LSO disse...

Concordo inteiramente com os 2 últimos comentários de J.Soares e de filhote.

Faz algum sentido que dos 5 LP's dos Taxi só exista o Cairo em formato CD? E que a editora já tenha lançado 3 compilações muito semelhantes ao longo destes anos?

O primeiro álbum, até pelo significado que teve, não devia merecer uma atenção especial?!

Um abraço
lso