sexta-feira, 3 de julho de 2009

MORREU BRIAN JONES


Brian Jones morreu no dia 03 de Julho de 1969, há 40 anos, portanto.

No mesmo dia, o "Diário Popular" publicou a notícia da Reuter (na imagem) na pág. 13 (centrais) na secão "Notícias do Estrangeiro":

O famoso guitarrista Brian Jones, que no mês passado abandonara o conjunto musical dos "Rolling Stones", foi encontrado morto hoje, às primeiras horas.

A Polícia de East Grinstead, no Sul de Londres, disse que três amigos do músico descobriram o seu cadáver na piscina iluminada da sua residência, que custou 30 mil libras (2.100 contos).

Brian fora condenado duas vezes, acusado de possuir drogas. No tribunal afirmou-se que ele estivera a ser submetido a tratamento psiquiátrico devido a "pressões e a tensão".

Abandonou, repentinamente, o conjunto que ajudara a criar, alegando: "A música dos "Rolling Stones" não é já do meu gosto. Desejo tocar o meu próprio género de música e fundar um conjunto".

18 comentários:

Jack Kerouac disse...

Este sim, morreu cedo demais...

Rato disse...

... tal como Hendrix, Janis, Morrison...que assim "selaram" o fim de uma era.

Muleta disse...

será que alguma vez lhe será feita justiça pela influencia que teve nos stones? filhote, que dizes?

jpa

Luis Magalhães Pereira disse...

Já não me lembrava que tinha morrido aos 25 anos!!!!

Um génio multi instrumentista e o principal culpado pela existência de Los Rolling...

Eu tb afino pelo diapasão do Muleta! Acho que os Glimmer Twins lhe fizeram a cama!

O Filhote como máxima autoridade Stoniana... tem a palavra!

Jabberwocky disse...

Brian Jones tinha 27 anos quando morreu (como os músicos referidos pelo Rato, aliás). Nasceu em 1942 e não em 1944, como vem no recorte. "Paint It Black" e o seu sitar foram apenas uma das contribuições de Brian Jones para uma abertura de horizontes da música rock.

blog disse...

erro: deverá ser secção e não secão

filhote disse...

Caríssimos,

Ponto por ponto:

1. Brian Jones foi o instrumentista mais criativo e completo dos meus queridos "animais do antigamente", aka, The Rolling Stones.

2. Assinalando a data da partida do Lord Byron da Swinging London, nada melhor que escutar de novo "Lady Jane", "Yesterday's Papers", "Ruby Tuesday", "Back Street Girl", "Under My Thumb", "Little Red Rooster", ou um punhado de outras gravações por onde Brian salta de um instrumento para outro com igual mestria. Não esquecer: quando os Beatles convidaram Brian para uma sessão em Abbey Road, como guitarrista, ele apareceu com um saxofone que nunca tinha tocado. E gravou... "You Know My Name"!!!

filhote disse...

3. "the Beatles may have got the girls screaming, but most garage musicians wanted to be Brian Jones, whose haircut was cloned by would-be guitar-slingers from Boston to Buenos Aires... there was a time when you could go see the Rolling Stones and learn something about how to dress, how to talk, how to act and how to dance...", Iggy Pop.

4. É sempre bonito assumirmos uma pose romântica e elitista, porém, não há volta a dar, o núcleo primordial dos Rolling Stones é formado, desde o início pelos Glimmer Twins, aka, Jagger & Richards. A força da banda, até hoje, é fundada na amizade de infância dos dois líderes artísticos.

filhote disse...

5. Brian era incapaz de compôr uma canção, uma melodia, de escrever uma letra. Logo, os principais culpados da existência dos Stones, são os compositores Jagger & Richards. Acrescentando-se a voz e presença de Jagger e os riffs de guitarra de Richards. Pelo meio, Brian, mais do que Bill e Charlie, pontuou as canções com brilhantes apontamentos musicais. Ou seja, sem Richards & Jagger, Brian não teria os "seus" Stones, mas o contrário...

6. De facto, Jagger & Richards "fizeram a cama" a Brian. Apesar de Brian, alegadamente, ser insuportável, e de estar mergulhado nas drogas - impedindo os Stones de tocar ao vivo nos EUA -, o despedimento foi uma enorme mancha negra na História do Rock'n'Roll. Imperdoável.

filhote disse...

7. Nota para Jabberwocky: a primeira Sitar do Rock inglês foi tocada por Jeff Beck na canção "Heart Full of Soul" (Yardbirds, 1965). Ideia de Giorgio Gomelsky que, em menos de um fósforo, influenciou George Harrison, primeiro, e Brian, depois...

8. Muleta, a justiça é só para quem sabe... estão aí os discos para quem quiser ouvir... isto é, a justiça está registada em fita... para mim, a melhor fase dos Stones é a de Brian Jones... coincidência?... talvez não...

Abraço a todos e... Stones 4Ever!!!

Camilo disse...

Lembro-me desta notícia como se fosse hoje.
Publicada no jornal "A província de Angola".
Estava eu no serviço militar em Nova Lisboa.
Nunca gostei dos Stones.
Desde a 1ª hora que sou "um" fanático dos Beatles.

Jabberwocky disse...

"Heart Full of Soul" é uma bela canção, a que o sitar confere outra dimensão. Obrigado pela lembrança, Filhote!

filhote disse...

Sem dúvida, Jabberwocky, uma belíssima canção.

Giorgio Gomelsky, então produtor dos Yardbirds - curiosamente, primeiro manager dos Stones -, tinha boas ideias.

Gomelsky lembrou-se de contratar músicos indianos para a sessão de "Heart Full of Soul" para dar um toque exótico à canção. Porém, como os citados músicos não acertavam com o tempo Rock da base instrumental, Jeff Beck resolveu tomar conta da questão.

Jimmy Page, na época ainda "session man", assistiu à sessão, e, impressionado, comprou a sitar ao indiano por 50 libras. No dia seguinte, Jimmy tinha uma sessão com o guitarrista Big Jim Sullivan, levando consigo a sitar, para impressionar. Dias depois, Big Jim fazia as notícias chegarem a George Harrison. E o resto é História... "Norwegian Wood"...

Outra das boas ideias de Gomelsky na produção dos discos dos Yardbirds, foi a inclusão de coros de inspiração gregorianos...

filhote disse...

Errata 1: em vez de "levando consigo a sitar", ler "e levou consigo a sitar".

Errata 2: em vez de "coros de inspiração gregorianos", ler "coros de inspiração gregoriana".

Jabberwocky disse...

Filhote, presumo que uma das músicas em que estavas a pensar seria o "Still I'm Sad". Fui reouvi-la agora e parece de outro mundo: em 1965, deve ter soado completamente extraterrestre! Logo no ano seguinte, os belgas Mec-Op Singers fariam um "Dies Irae" também de inspiração gregoriana, em que os nossos Espaciais pegariam em... 1968. Ao que conheço, é mesmo a única incursão de grupos portugueses no género.

Muleta disse...

essas duas músicas, still I'm sad e heart full of soul são fenomenais, mesmo do outro mundo....

jpa

filhote disse...

RIP Allen Klein...

filhote disse...

Jabberwocky e Muleta, pensava exactamente na canção "Still I'm Sad"... transcendente!