terça-feira, 7 de julho de 2009

ÊXITO DA MINI-SAIA EM 66/67


Diário Popular, 30 de Janeiro de 1967, 1ª página, legenda:
A imagem não nos foi enviada de nenhuma capital europeia. Obteve-a, esta manhã, o nosso repórter-fotográfico, num estabelecimento lisboeta, em plena Baixa.

Num momento de menor afluência da clientela jovem, as empregadas do estabelecimento - que lançou resolutamente meses atrás a mini-saia - arrumam um dos balcões da casa, que a multidão de clientes costuma virar do avesso...
No interior do vespertino, escreve-se:

A Baixa de Lisboa tem, desde há perto de um ano já, uma amostra da Carnaby Street de Londres, a rua da juventude e da originalidade, que desencadeou no Mundo a epidemia "pop" das mini-saias, das camisolas finas de gola alta, dos jaquetões imitando velhos dólmans de Marinha, das calças em boca-de-sino.

Trata-se de uma loja da rua da Vitória, espécie de irmã mais nova da tradicional casa Porfírios, pois pertence aos mesmos donos. Chama-se "Contraste" e é, sem sombra de dúvida, um dos estabelecimentos mais invulgares da capital.

A começar pela clientela: oitenta ou noventa por cento são jovens dos 14 aos 19, de ambos os sexos, à procura de umas calças roxas ou de uma saia constelada de ferragens metálicas...

Quanto às empregadas, a gerência entendeu, muito judiciosamente, que não deveriam destoar da freguesia: ei-las portanto, todas, muito novas, muito esguias, muito sorridentes, de calças ou de mini-saias (sim, de mini-saias!) - enfim, autênticamente "pops".

A certas horas do dia e ao sábado, em especial, a multidão de clientes jovens transborda e chega a formar bichas no passeio.

7 comentários:

JC disse...

Fantástico!!! As "bichas" ainda não eram "filas"!

Karocha disse...

Eu ia aos Porfírios, compra-las!Loooollllllllll

filhote disse...

Gostei do "muito esguias"...

JC disse...

Perfeitamente adequado, Filhote. O padrão português, nesses tempos, era 1,55m, anca larga e coxa de rã!

Karocha disse...

Que maldade JC !
é mesmo mauzinho eheheheheheh
Mas tem razão!!!!

ié-ié disse...

Ah! Ah! Ah! Das coisas mais divertidas que tenho lido por aqui...

LT

machado disse...

as empregadas... vejam só onde a moda da mini-saia começou!!