quinta-feira, 23 de julho de 2009

COMO SE CONHECE A 1ª EDIÇÃO


O primeiro LP dos Beatles, "Please Please Me" foi editado no dia 22 de Março de 1963, praticamente um mês depois da constituição da Northern Songs, a empresa de publishing do quarteto, formada pela Dick James Music (DJM), John Lennon, Paul McCartney e NEMS (North End Music Stores), a firma de management de Brian Epstein.

E é por isso que se consegue distinguir a 1ª edição do álbum das restantes.

A primeira edição tem 6 canções de McCartney/Lennon creditadas à Dick James Music: "I Saw Her Standing There", "Misery", "Ask Me Why", "Please Please Me", "Do You Want To Know A Secret" e "There's A Place" e duas à Ardmore & Beechwood, primeiro publishing dos Beatles, "Love Me Do" e "PS I Love You".

A 2ª edição - e restantes - já têm creditadas 4 das 6 canções de McCartney/Lennon à Northern Songs: "I Saw Her Standing There", "Misery", "Do You Want To Know A Secret" e "There's A Place".

As outras duas, "Please Please Me" e "Ask Me Why", ficaram na Dick James Music, já que foram uma oferta dos Beatles a Dick James pelo seu bom trabalho na promoção das canções.

(A DJM viria a ser vendida à Polygram em 1986 e esta, por sua vez, à Universal em 1999, onde ainda permanece).

"Please Please Me" é também o único LP dos Beatles onde aparece a autoria McCartney/Lennon, a seguir modificada para Lennon/McCartney para soar mais próximo de Leiber/Stoller.

1 comentário:

gps disse...

Não há nada como a 1ª vez