quinta-feira, 25 de junho de 2009

MORREU MICHAEL JACKSON


Inesperadamente - ou talvez não - acaba de falecer Michael Jackson, vítima de uma paragem cardio-respiratória.

Tinha 50 anos e estava em vésperas do grande regresso aos palcos.

A notícia foi dada em primeira mão pela TMZ, um site norte-americano de mexericos.

Por mim, nunca alinhei no coro daqueles que maltratavam Michael Jackson.

Sempre tive respeito pela sua obra, pelo seu génio musical, mesmo depois de ter adquirido a Northern Songs, detentora das canções Lennon/McCartney nos Beatles.

A propósito, recordo a história divertidíssima que Paul McCartney me contou (e costuma contar):

Com o dinheiro ganho na música, sobretudo com "Off The Wall" (1979) e "Thriller" (1982), Michael Jackson pediu conselhos de investimento ao então seu amigo McCartney, ao que este respondeu: "investe na música!".

"Qualquer dia compro as tuas canções dos Beatles!", dizia McCartney, imitando a voz de Michael Jackson.

E comprou, arrefecendo as relações entre ambos.

Com a morte de Michael Jackson - que lamento, uma vez mais -, volta a falar-se do destino da propriedade dos direitos de autor das canções Lennon/McCartney.

Não esquecer que Michael Jackson começou nos Jackson Five, de boa memória: "I'll Be There", "ABC", "I Want You Back", etc.

Cheguei a estar uma vez com Michael Jackson, à distância, claro, em Fevereiro de 1992, em Nova Iorque, quando anunciou a digressão que o traria a Lisboa - concerto no Estádio Alvalade no dia 26 de Setembro desse ano.

Quanto à vida privada de Michael Jackson... é extremamente difícil deslindar a verdade da fantasia.

É autor de uma das mais belas e solidárias canções que conheço, "We Are The World".

52 comentários:

Anónimo disse...

deves ter sido a primeira pessoa a saber em portugal. nem os jornais online...nem o site da Lusa !

JM

Anónimo disse...

isto deve fazer de mim o primeiro a comentar um post sobre o assunto!

mas a verdade é que não comentei.

cá vai - decve ter ido para a ilha do Elvis com o dinheiro dos concertos que tinha agendado. Agora os seguros q paguem.

Agora sim, fui o primeiro a comentar!

JM

Anónimo disse...

e se o gajo não morreu , apagas o post?

JM

Anónimo disse...

Já morreu que a wikipedia não mente. O gajo ainda nem arrefeceu mas já lá está como data do falecimento 25 Junho 2009.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Jackson

JA

ié-ié disse...

E vocês em cima do Ié-Ié, chiça!

LT

Anónimo disse...

não dizes mais nada... deves estar doido à procura de Lp para digitalizar!

JM

Anónimo disse...

Para que horas está previsto um especial MJ?

JA

filhote disse...

Respeitinho, amigos... os gostos discutem-se, é verdade, porém, independentemente do gosto de cada um, acaba de nos deixar um dos maiores performers da História Pop.

Extraordinário cantor e dançarino, bom compositor, Michael Jackson deixará uma marca eterna. Tal como Marvin Gaye, James Brown, Sam Cooke, Ray Charles, ou Otis Redding - sem querer propriamente compará-lo com os citados.

Quando li sobre o cancelamento dos shows britânicos, logo desconfiei que algo estava para acontecer. Palavra.

"Off the Wall", "Thriller", "Bad", alguns dos melhores discos, de sempre, para dançar.

Dancemos, pois, em homenagem ao "Rei da Pop"!

Como músico, deixo aqui os meus sentimentos.

Anónimo disse...

Eu da música (alguma) também gosto. A "afectividade" dele por crianças é que me incomoda um pouco…

JM

Camilo disse...

Tenho estado a aconpanhar a "Skay"...

Anónimo disse...

a propriedade dos direitos de autor das canções Lennon/McCartney compra a PT que o Zeinal diz que eles estão a precisar de conteudos.

filhote disse...

E, Ié-Ié, eu também estive nesse show memorável de Alvalade...

ié-ié disse...

E ainda guardo o copo de papel com o logotipo da digressão, bem como o guardanapo e o talher de plástico...

LT

OF disse...

Há uma hora tinha uma notícia sobre o MJ, mas nem prestei atenção (não abordava ainda a morte, mas apenas qualquer problema de saúde), pelo que fiquei estupefacto quando acedi agora mesmo ao ié-ié

Sou um grande fã do MJ mas apenas até ao Thriller (álbum que vale mais do que muitas outras carreiras musicais).

Apesar de ter tido uma vida controversa, não podemos negligenciar o seu grande talento

Que descanse agora (finalmente) em paz

É igualmente de lamentar a morte da actriz Farrah Fawcett (lindíssima nos tempos dos "Anjos de Charlie)

OF disse...

Errata

Há uma hora tinha reparado - na página de entrada do Yahoo - que havia novidades sobre o MJ, mas nem prestei atenção (não abordava ainda a morte, mas apenas um eventual problema de saúde)

Karocha disse...

Que pena!
As crianças devem estar felizes!!!!!!!!!!!!!

filhote disse...

Sejamos rigorosos, Karocha. Sobre as acusações de pedófilia, MJ foi julgado e absolvido. Logo, as acusações eram infundadas, não é verdade?

E nós sabemos como tantas vezes as celebridades são injustamente julgadas na praça pública...

Sem provas, não podemos concluir que alguém fez aquilo de que é acusado. Esse é um fundamento básico da justiça. Para o bem e para o mal.

Karocha disse...

Filhote
Rigorosos como cá?
Acredita no Pai Natal?

Luis Magalhães Pereira disse...

Morreu um dos meus ídolos da Musica!

Que sorte que tive em poder vê-lo ao vivo em Alvalade corria o ano de 1992. O inicio do concerto foi memorável, e segundos antes de Jacko entrar em cena ( com Black or White?) aparecem uma letras enormes onde se lê: Brace Yourself! E depois uma explosão...

O mais genial "performer" da história da musica pop morreu e morreu novo, ele que tantas vezes parecia já não estar neste mundo...

Estou tristíssimo...

RIP Michael!

Karocha,

Shame on you!

Heal the world
Make it a better place
For you for me and the entire human race...

Rato disse...

Nem "Rei da Pop" nem muito menos "Génio Musical"! Para mim Michael Jackson foi, tout court, o maior produto de marketing americano da música. Isto como intérprete musical. Como pessoa, a maior parte da sua vida também não deve ter andado muito longe disso - as máscaras foram tomando o lugar do homem ao longo dos anos.
Entre algumas boas canções ainda com os Jackson 5, destaco uma, "I'll Be There", de 1970. Muito pouco, para quem inadequadamente era apelidado de "Rei da Pop". E sempre julguei que "We Are The World" tinha a assinatura de Stevie Wonder. Ou foi uma parceria?
Enfim... paz à sua alma, pois enquanto vivo a sua vida deve ter sido um autêntico inferno.

Jack Kerouac disse...

Bom, é sempre de assinalar a morte de alguém, e claro que sendo uma figura tão mediática tem sempre imapacto. Nunca apreciei MJ, reconhecendo-lhe no entanto o talento e originalidade que deixam marca na história. Esse concerto de Alvalade eu lembro-me, pois na altura trabalhava na comercializadora da Pepsi em Portugal, e tive 2 bilhetes oferecidos que dei, não fui ao concerto por opção, e nem fiquei com pena de tal. Quando alguém morre é hábito enaltecer as qualidades, e relevar os defeitos. Não desejo a morte a ninguém, mas não me causa esta mais pena do que a de outra qualquer pessoa.

Karocha disse...

Gouveia

Shame on me?????????????

Anónimo disse...

um tipo que gasta a sua fortuna para provar que é inocente num caso de pedófilia , não pode ser inocente.
Por isso absolvido ou não...acredita quem quiser.

Anónimo disse...

Lamento, mas não há quaisquer provas de pedofilia contra Michael Jackson.

Ele até forneceu voluntariamente o seu ADN.

Anónimo disse...

uma pessoa que é inocente não precisa de gastar a fortuna (e que fortuna!) em advogados e indemnizações. Mas cada um acredita no que lhe convém. Não há quem acredite no OJ simpson? e no pinto da costa?

ele até pode ter fornecido o ADN, mas que pagou fortunas...

não é à toa que cómicos como o Jay Leno , em prime time americano, goza com o Michael Jackson e o seu alegado envolvimento com crianças e nunca foi processado/condenado por difamação.

LSO disse...

Devido aos fusos horários só tomei contacto com a notícia hoje cedinho. Tirando a parte do "ser músico", faço minhas as palavras do filhote.
Um abraço.

Anónimo disse...

até há quem acredita no luís filipe vieira!!!

ié-ié disse...

Paul McCartney já se manifestou:

"It's so sad and shocking. I feel privileged to have hung out and worked with Michael. He was a massively talented boy man with a gentle soul. His music will be remembered forever and my memories of our time together will be happy ones.

I send my deepest sympathy to his mother and the whole family and to his countless fans all around the world".

LT

paulo disse...

Michael Jackson, para mim, só até ao Thriller. A partir daí tornou-se uma figura ridícula e caricata.

Deve ter sido um tipo muito infeliz, rodeado de gente sem escrúpulos.

Respeito-o até ao Thriller. Daí em diante, o meu desprezo por ter comprado os direitos das músicas dos Beatles e por ter sido uma música dele que impediu o Free As a Bird de chegar ao n.º 1 do top inglês!

Na minha opinião, passou de animal musical a figura de plástico de péssima qualidade e carácter, no mínimo, duvidoso.

filhote disse...

Rato,

Um produto de marketing não canta, dança, compõe, e produz discos assim... neste caso, desde criança!

Quem, como eu, canta no palco e grava discos, sabe como é difícil atingir o grau de excelência artística de um Michael Jackson. Quase impossível. Capaz de influenciar gerações e gerações de músicos, incluindo "monstros" como Paul McCartney. MJ era um fora-de-série, logo, um génio da música.

O resto é uma questão e gosto. E os gostos discutem-se, como sublinha o Ié-Ié. Por isso, respeito as suas palavras, Rato, mas não concordo com elas.

(e atenção: não sou especialmente fã da música de MJ. Não é bem a minha "onda")

Quanto à pessoa, MJ, defendo a ideia que sempre defendi em relação a qualquer artista célebre. Falar da personalidade, e de alegados actos, só conhecendo pessoalmente o indivíduo... por que, afinal, máscaras todos usam, de uma forma ou de outra...

filhote disse...

Errata: ler "o resto é uma questão de gosto".

Anónimo disse...

" Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reagiu há pouco à morte de Michael Jackson considerando que alguns aspectos da vida do cantor foram "tristes" e "trágicos" e já endereçou as suas condolências à sua família. Jackson, classificou Obama através do seu porta-voz, Robert Gibbs, era "um ícone" e um "performer espectacular"."

se o homem fosse mesmo inocente , este não seria concerteza o discurso do presidente dos EUA.

Anónimo disse...

Você é mesmo um obcecado. Não tem nada útil para fazer?

Anónimo disse...

Eu não sou obcecado. Obcecado é quem o defende de tal maneira que não consegue ver isto. O tipo era um grande artista, mas também gostava muito de crianças. Mas compreendo que vos custe a admitir que admiram um artista que por acaso, tinha um lado negro (o único que ele não conseguiu clarear) e também gostava de crianças. É claro que eu sei que gostam dele pela parte da música, mas a música não perdoa o resto. O tipo era um anormal (leia-se fora do normal)em muitos sentidos, para o bem e para o mal. E o que fez de bom não desculpa o que fez de mal, até porque pode ser um mau exemplo para a sociedade idolatrar alguém com estas duas faces. Mal comparado: Hitler até era um gajo porreiro, tinha era aquela obsessão pela purificação da raça. E dizem que dava um espectáculos memoráveis.

Anónimo disse...

e por isso foi muito prudente e correcto o discurso do obama. (mais uma vez)

Anónimo disse...

Claro que a questão da prova é apenas um pormenor sem importância para quem já decidiu que o tipo tem mesmo de ser culpado.Em Portugal há muito disso.

Anónimo disse...

o dinheiro compra muita coisa, (ou o MJ não gastou a fortuna toda na sua defesa?). em portugal tb o dinheiro compra muita coisa. quando nos dá jeito é sempre útil acrditar ja justiça. é o que fazem os adetpos do porto, do valemtim loureiro, da fátima felgueiras, do carlos cruz, do isaltino e de tantos outros...
O OJ Simpson também foi dado como inocente. E o MJ pagou uma fortuna a uns pais para retirarem a queixa. Só não vê quem não quer ver.
Daí o discurso do Obama, senão talvez se tivesse ficado pelo "morreu um grande artista".

Anónimo disse...

Temos um justiceiro aqui no blogue! Discípulo do Pacheco Pereira ?

Karocha disse...

E para acabar com isto, que descanse em paz!

Não acham isto bonito?

http://www.youtube.com/watch?v=WBO4z4mair4

Karocha disse...

E esta

http://www.youtube.com/watch?v=ONTVgVt8g14

Karocha disse...

E esta?

Gosto tanto de os ver livres de drogas e vestidos que nem uns senhores :-)

http://www.youtube.com/watch?v=RH276U5PiGQ

Karocha disse...

E para não dizerem que a bifa é chata ai vai a ultima!

http://www.youtube.com/watch?v=efZzYBMDxv0

Joana Pinheiro de Almeida Troni disse...

O concerto do Michael Jackson no Estádio de Alvalade foi o primeiro concerto a que fui. E foi memorável por várias razões: por ter sido o primeiro concerto, é certo; por ter ido com o meu primo António, ambos com 12 anos; pela espectacularidade do "show", ainda que muitos dos pormenores já se tenham evaporado da memória faz tempo.
Lembro-me também da minha vergonha em admitir (e creio que a do meu primo também), com a idade que tinha, que gostava de Michael Jackson, mas a verdade é que foi fabuloso e digo sempre com muito orgulho que foi o primeiro concerto a que assisti. Para além disso, não estava programado ir, foi um desafio de última hora do tio e padrinho Luís Titá. Até agora 2 foram os concertos a que fui com poucas ou mesmo nenhumas expectativas, mas que foram verdadeiramente brutais: o dos Rolling Stones - novamente, graças ao tio :) e a partir do qual passei a dar-lhes valor - e este do rei da Pop...

ié-ié disse...

A Joana é um dos meus orgulhos (e, obviamente, não é por causa de Michael Jackson).

LT

daniel bacelar disse...

Olá Joana
Antes de mais,os meus parabéns por teres um tio como o Luis P.Almeida (Luis Titá).
É meio maluco,é certo mas é exactamente isso que cativa nele.
Estou farto de "tipos certinhos"que não levam a nada mas com o Luis é sempre um prazer o seu convivio e da Teresa,claro está.
É preciso ser maluco para ter e manter este Blog,mas é exactamente isso que o mantém tão interessante.
Como podes vêr, os intervenientes habituais nem sempre estão de acordo o que é óptimo para a troca de ideias.
É isso exactamente que acontece nos nossos almoços.de onde saimos sempre com a sensação de momentos bem passados....entre amigos.
Ficas desde já convocada para estar presente na nossa próxima patuscada e tu Luis vê lá se te mexes (pois tu é que conheces as "capelinhas" todas)e organizas o próximo repasto nem que seja depois das férias de VERÃO,e claro,manda um alerta geral para as inscrições.pois os habituais já sabemos que podemos contar com eles.
É SAGRADO!!

Karocha disse...

Pode dizer o que lhe apetecer sobre mim Anónimo!

É bem verdade Daniel, espero que o tio não se esqueça de mim :-)

Joana Pinheiro de Almeida Troni disse...

Para Luís Titá :)
(fiquei babada eh eh)

Joana Pinheiro de Almeida Troni disse...

Olá Daniel,
Muito obrigada pela sua mensagem. De facto sou uma afortunada. Aliás, ao meu pai João e ao meu tio Luís devo muito (quase tudo, ou mesmo tudo) da minha cultura musical que, não sendo muita, creio ser, em comparação com muitas pessoas da minha idade, nada má!
Até uma próxima :)

Muleta disse...

Daniel:
A Joana, minha filha, mora perto da Floresta, onde vocês se costumam reunir...
jpa

Karocha disse...

Olá Joana
És de certeza uma miúda (Sem ofensa :-)) adorável.
O teu tio com o Blog e amigos seus também,tem-me ajudado muito a relembrar,muito do que tinha esquecido!
Sabes que fui ao concerto dos Genesis a seguir ao 25 de Abril em cascais?
Quando o teu tio fizer uma almoçarada,espero que vás,gostava de te conhecer.
Uma beijoca para ti
Karocha

Zé disse...

só um apontamento:
- um anónimo (sinal já de cobardia) acusa de cometer crimes e ser culpada uma pessoa que foi julgada e ilibada.
portanto se eu o acusar de pedófilo, não vai dizer que não o é! certo?
é que este "anónimo" nunca foi julgado, eu tenho o direito de achar que ele é pedófilo, o resto não importa! ESTÁ PROVADO!

A Karocha, fica-lhe mal dizer que alguém julgado em tribunal e dito pela justiça como inocente, que é um criminoso.
Lendo a sua bio, diz que o seu trabalho nos 70s/80s, parte dele, causou alguma celeuma, imagino que deve de ter sido rotulada muitas vezes, pelo publico com alguns nomes feios. Ajudar pelo seu julgamento, parece-me que esses "diz que diz" até tinha a sua razão. Onde à fumo...
sejamos ou menos, sérios.
gostar é uma coisa, outra é acusar a quem se submeteu a 2 julgamentos. o da justiça e ao popular.

Karocha disse...


O Público, nunca me chamou nomes, sabe o que me chamavam?
"Boa como o milho"
Puta chamou-me a 1º mulher do meu ex. presumo que conheça a célebre frase "Dor de corno"
Pensava que a conversa já tinha sido dada como finda!