sábado, 27 de junho de 2009

HOMENAGEM A ANTÓNIO PORTUGAL


Espectáculo de Fado de Coimbra em Kiev, em Maio de 1984, transmitido pela televisão da União Soviética: António Brojo, Luís Marinho, António Bernardino, Rui Pato e António Portugal

O guitarrista de Coimbra António Portugal, falecido em 1994 com 62 anos, é hoje homenageado pela Câmara Municipal no Pavilhão Centro de Portugal com uma Evocação.

Às 15H00 é inaugurada a exposição de fotografias "António Portugal, um compositor de imagens", com fotos do arquivo pessoal do guitarrista.

Meia-hora depois, realiza-se a mesa-redonda "António Portugal e a fotografia em Coimbra", com as participações de Varela Pécurto, Pedro Medeiros e Paulo Abrantes.

Às 17H00 é exibido o filme "António Portugal e o canto e guitarra de Coimbra", da autoria de Manuel Portugal e Sansão Coelho.

Meia-hora depois, realiza-se a mesa-redonda "O contributo de António Portugal para a evolução da canção de Coimbra - haverá uma canção antes e depois de Portugal?", com Rui Pato, Carvalho Homem e Luiz Goes, após o que serão executadas peças instrumentais da autoria do homenageado.

António Portugal teve uma enorme importância na renovação do movimento da canção coimbrã, foi ele que, juntamente com Manuel Alegre, fez a variante Trova ao Fado de Coimbra, em que foi mantido o acompanhamento com guitarra e viola, mas foram profundamente alterados os ritmos e os conteúdos temáticos. É ele, por exemplo, o autor da célebre "Trova Do Vento Que Passa".

Rui Pato

Sem comentários: